Festival do Rio divulga selecionados para a Première Brasil; 'Vicentina pede desculpas', da Netflix, ganha data nos cinemas

Festival do Rio divulga selecionados para a Première Brasil; 'Vicentina pede desculpas', da Netflix, ganha data nos cinemas

Redação
27 ago 26

Imagem destaque

Divulgação

Troféu Redentor, do Festival do Rio

O Festival do Rio anunciou os 101 filmes brasileiros selecionados para a 28ª Première Brasil, principal vitrine do cinema nacional, que acontece de 1º a 11 de outubro em salas espalhadas pela cidade. Escolhidos entre quase 1.500 títulos inscritos, os selecionados disputam o Troféu Redentor em diferentes categorias — 45 longas e curtas em competição — e incluem 15 estreias mundiais.

Boa parte dos destaques chega ao Rio depois de rodar o circuito internacional. Vicentina pede desculpas (Netflix), de Gabriel Martins — diretor de Marte Um —, faz sua estreia mundial na seção Plataforma do Festival de Toronto (TIFF) e disputa a Concha de Ouro na competição oficial de San Sebastián antes de sua première latino-americana na Première Brasil.

Também vindo de San Sebastián, A professora de francês, de Ricardo Alves Jr., com Grace Passô, tem estreia mundial no festival espanhol. Funk, de Aly Muritiba, estreou no Festival de Tribeca, em Nova York, onde os atores Duda Santos e MC Nem receberam menção especial do júri de melhor atuação em filme internacional. E A margem do rio, de Enock Carvalho e Matheus Farias, teve première mundial na competição internacional de Locarno, na Suíça, de onde saiu com o Prêmio Especial do Júri.

Outros que tiveram ou terão exibição lá fora incluem LONDON, de Victor Di Marco e Márcio Picoli, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Veneza, e Ela foi ali guardar o coração na geladeira, de Cristiane Oliveira e Gustavo Galvão, que estreou na competição oficial do Cinélatino Rencontres de Toulouse, na França. Ao todo, 15 dos 101 selecionados chegam ao público em estreia mundial no próprio Festival do Rio.

Vicentina pede desculpas ganha data nos cinemas

Divulgação
Cartaz de 'Vicentina pede desculpas'
A Netflix aproveitou o anúncio da Première Brasil para revelar a data de lançamento de Vicentina pede desculpas. Estrelado por Rejane Faria, o longa de Gabriel Martins estreia em 5 de novembro em cinemas selecionados e chega ao catálogo da Netflix em 20 de novembro. O anúncio ganha peso porque o filme está entre os inscritos para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2027 — a Academia Brasileira de Cinema ainda definirá o indicado nacional.

Além das competições de longas, curtas e Novos Rumos, a Première Brasil reúne as mostras Hors Concours e Hors Concours Especial — esta com cópias restauradas de filmes que marcaram época —, Retratos, Midnight Movies e O estado das Coisas. A novidade do ano é a Nova Geração, dedicada ao público jovem e à família, com seis filmes. O festival traz ainda coproduções com o Brasil e uma mostra com cinco séries brasileiras previstas para 2026.

“O cinema brasileiro é sempre surpreendente e demonstra, ano após ano, uma vitalidade que chama a atenção por sua renovação, ousadia e força. A Première Brasil é um grande tapete vermelho de talentos”, afirma Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.

Os filmes selecionados para a Première Brasil

Confira os selecionados nas mostras competitivas de longas de ficção, longas documentário e curtas-metragens:

Competição — Longas-metragens de ficção
Filme Direção Estreia no festival
Diário do fogo Maju de Paiva e Bernardo Florim Première mundial
Ela foi ali guardar o coração na geladeira Cristiane Oliveira e Gustavo Galvão Première nacional
O filho da puta Erica Maradona, Tania Anaya, Otto Guerra e Sávio Leite
Funk Aly Muritiba Première na América Latina
London Victor Di Marco e Márcio Picoli Première nacional
A margem do rio Enock Carvalho e Matheus Farias Première na América Latina
Maria de Maria Luiza Shelling Tubaldini Première mundial
Oceânico Guilherme Coelho Première mundial
A professora de francês Ricardo Alves Jr. Première nacional
Vicentina pede desculpas Gabriel Martins Première na América Latina
Competição — Longas-metragens documentário
Filme Direção Estreia no festival
Alucinação Renato Terra, Marcos Caetano e Leo Caetano Première mundial
Cão sem plumas Camila Valença Première mundial
Dragões Miguel Antunes Ramos Première mundial
Elza Eryk Rocha Première mundial
A extraordinária vida de Vera Valdez Fabio Meira Première mundial
Fui olhar você dormir Anna Azevedo Première mundial
O sertão das nossas memórias Lucia Murat Première mundial
Uma missa para Dom Angélico Emilia Silveira Première mundial
Competição — Curtas-metragens
Filme Direção Estreia no festival
3x4 Juliana Tizatto
Better future Jungle Première mundial
Boulevard Arrudas Matheus Moura
A casa de Dona Carlota Lili Fialho e Bruna Linzmeyer Première mundial
Fissuras Diana Coelho
Fortaleza Michel Stolnicki Première mundial
Joqueta Luciana Vieira Première na América Latina
Lagoa do abandono Diego Maia
Pedra-mar Janaína Lacerda
Reteté Donna Oliveira Première mundial
Santo Maria Luísa Alves Première mundial