O que esperar dos super-heróis nas telonas em 2024

O que esperar dos super-heróis nas telonas em 2024

Redação
17 nov 23

Imagem destaque

Atualmente, há 20 longas de super-heróis marcados para chegar aos cinemas brasileiros de dezembro de 2023 até 2027. O volume representa um investimento dos estúdios em um gênero que, até o momento, era sinônimo de bilheterias astronômicas, mas, com o desempenho de títulos como Shazam! 2 (Warner) e As Marvels (Disney), está tendo seu potencial questionado.

As discussões sobre o possível esgotamento das adaptações de quadrinhos para as telonas estão cada vez mais aquecidas, e o que especialistas dão conta de determinar agora é que o público ainda tem interesse pelo gênero, mas com ressalvas. Os espectadores buscam produções de qualidade e que não os obrigue a consumir toda uma franquia para entender apenas um filme. A familiaridade com personagens e marcas segue tendo sua importância, mas as pessoas querem ver produtos novos, como provou Barbie (Warner) e Super Mario Bros. (Universal).

Vale notar que os próximos lançamentos de super-heróis nos cinemas brasileiros caracterizam esse frescor que o público busca. São títulos que tiveram poucos antecessores de franquia ou que apresentam personagens completamente novos. Para os estúdios, o cenário pode ser favorável, mas serão precisas campanhas fortes para engajar os espectadores o suficiente para levá-los às salas.

Confira abaixo os lançamentos do gênero confirmados para 2024, e, ao final do texto, a lista completa com todos os títulos que estreiam por aqui nos próximos meses.

20/12 - Aquaman 2 - O reino perdido (Warner)

Apesar de estrear em 2023, Aquaman 2 - O reino perdido terá a maior parte de sua carreira em 2024. O filme tem a seu favor um histórico muito positivo, com 8,6 milhões de ingressos vendidos por seu antecessor, lançado em 2018 — uma das maiores bilheterias do DCEU (Universo Estendido DC) no Brasil. O trailer para a sequência já soma 6 milhões de visualizações no canal do Youtube da Warner, o que pode indicar uma recuperação após os desempenhos aquém do esperado de Shazam! Fúria dos deuses e The Flash.

15/02 - Madame Teia (Sony)

A parceria Sony/Marvel continua levando personagens do universo de Homem-Aranha para as telonas, e a próxima é Madame Teia. A super-heroína chegará aos cinemas brasileiros em data próxima ao carnaval, o que pode beneficiar seu desempenho nas bilheterias. A produção, que é muito aguardada entre os fãs do gênero, teve seu primeiro material divulgado neste fim de semana, e o trailer foi visto 2,2 milhões de vezes em apenas dois dias.

25/07 - Deadpool 3 (Disney)

Em suas primeiras adaptações para as telonas, Deadpool atraiu mais de 10,5 milhões de espectadores para os cinemas brasileiros. Além do histórico, o personagem pode se beneficiar do fato de ter uma imagem pouco explorada dentro do universo Marvel, já que a distância entre seu último lançamento e o próximo é de seis anos — algo pouco comum para adaptações de quadrinhos.

O elenco do longa é outro ponto positivo. Ryan Reynolds, o intérprete de Deadpool, tem um alcance gigante nas redes sociais e soma cerca de 50,3 milhões de seguidores no Instagram, onde a última postagem do ator sobre o lançamento do filme recebeu mais de 3 milhões de curtidas. Além disso, a produção trará o retorno de Hugh Jackman como Wolverine, que, com seus filmes solo, já vendeu mais de 13,5 milhões de ingressos no Brasil.

Divulgação
'Deadpool 3'

15/08 - Overman - O filme (Disney)

Uma aposta interessante dos super-heróis em 2024 é uma sátira nacional ao gênero. Desenvolvido pela cartunista Laerte, Overman é um super-herói brasileiro, que lida com problemas mais mundanos do que os personagens de grande selos de quadrinhos, como Marvel e DC. A relação de identificação do público com o super-herói pode contar a favor do filme.

29/08 - Kraven - O caçador (Sony)

Um dos títulos adiados pelas greves de Hollywood, Kraven - O caçador chega aos cinemas brasileiros quase um ano após sua previsão inicial. O longa conta a origem de mais um dos supervilões do universo de Homem-Aranha, e pode atrair não só o público tradicional do gênero, mas também os fãs de longas de ação. Ao mirar em um público mais amplo, o filme pode ter um destino diferente do último vilão de HA nos cinemas, Morbius, que atraiu 1,2 milhão de espectadores em 2022. Kraven tem estreia agendada para a mesma data de Deus ainda é brasileiro (Imagem).

26/09 - Hellboy - The crooked man (Imagem)

A nova aposta da franquia Hellboy busca unir públicos de gêneros diferentes nas salas: além dos fãs de quadrinhos e do personagem, o filme quer atrair também os espectadores dos filmes de terror gênero com crescente apelo no Brasil. A estratégia pode ser benéfica para uma marca que, em seu último lançamento, teve uma baixa aderência de público. 

03/10 - Coringa - Folie à Deux (Warner)

Após vender mais de 9 milhões de ingressos em 2019 no Brasil, Coringa retorna com reforço em 2024. A sequência apresentará Arlequina à franquia paralela ao DCEU, tendo Lady Gaga como sua intérprete. A cantora e atriz deve levar seus fãs para os cinemas, ampliando o público do filme. A produção vem gerando discussões desde seu anúncio porque é apontada como um musical, gênero completamente distante das atuais adaptações de quadrinhos para as telonas. O diferencial pode contar a favor do longa.

Divulgação
'Coringa - Folie à Deux'

07/11 -  Sequência de Venom (Sony)

Entre os super-heróis/vilões, quem fecha o ano é Venom. O terceiro longa da franquia, que tinha estreia agendada para julho de 2024, foi adiado diante das greves de Hollywood. O filme ainda não teve detalhes divulgados, mas vale lembrar de seu histórico impressionante nas bilheterias brasileiras: os dois antecessores somam 8,7 milhões de ingressos vendidos por aqui — sendo 4 milhões durante a pandemia.


Confira abaixo a tabela com todos os títulos previstos para chegar aos cinemas brasileiros entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 — com destaque em amarelo para aqueles que tiveram suas datas de estreia alteradas recentemente. Para demais lançamentos, consulte o Calendário de estreias Filme B.