Filme islandês vence a Mostra de São Paulo

Filme islandês vence a Mostra de São Paulo

Redação
05 nov 15

Imagem destaque

Claudio Pedroso/Agência Foto

Geraldine Chaplin anuncia o prêmio do júri

O filme islandês Pardais, de Rúnar Rúnarsson, venceu o Prêmio do Júri de melhor filme da competição da Mostra Internacional de São Paulo. A premiação aconteceu em cerimônia na última quarta no Cinesesc, na capital paulista.

O longa conta a história de um garoto de 16 anos que mora com a mãe em Reykjavík e é enviado de volta à remota região de Westfjords para ficar com o pai. Os dois têm um relacionamento difícil, e o garoto percebe que seus amigos de infância mudaram. Em um ambiente em declínio e sem esperança, ele precisa encontrar seu caminho. O longa já havia vencido a Conha de Ouro de melhor filme no festival de San Sebastián, na Espanha.

O filme foi escolhido pelo júri internacional composto pela atriz Geraldine Chaplin, os produtores Nathanael Karmitz e Luis Miñarro, o diretor Paulo Machiline e o compositor de trilhas Iván Wysogrod.

O japonês Sabor da vida, de Naomi Kawase, venceu o prêmio do público de melhor longa estrangeiro.

Entre os brasileiros, Tudo que aprendemos juntos, de Sérgio Machado, ficou com o prêmio do público de melhor longa de ficção. Monstros do ringue, de Marc Doudin, foi eleito o melhor documentário. Aspirantes, primeiro longa de Ives Rosenfeld, ficou com o prêmio Abraccine, da Associação dos Críticos de Cinema. Califórnia, de Marina Person, venceu o Prêmio da Juventude, dado pelos estudantes secundaristas.

A crítica do festival premiou o italiano Os campos voltarão, de Ermanno Olmi.

Confira a lista completa dos premiados no site da Mostra.