Festival exibe 30 filmes sobre deficiência

Festival exibe 30 filmes sobre deficiência

Redação
29 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena do curta Marina não vai à praia

Em sua 7ª edição, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência vai ocupar os cinemas do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio (5 a 17 de agosto), São Paulo (23 de setembro a 5 de outubro) e Brasília (2 a 14 de março de 2016), com 33 títulos de 20 países, além de debates sobre temas como autonomia, representação, estigma e autismo. A entrada é franca.

O Brasil entra na programação com sete produções, entre elas o curta documental O vento traz, a onda leva (2012), do pernambucano Gabriel Mascaro (Ventos de agosto; Doméstica), que acompanha a rotina de Rodrigo, um rapaz surdo que trabalha como instalador de som automotivo; e o curta de ficção Marina não vai à praia, de Cássio Pereira dos Santos, sobre uma adolescente do interior de Minas Gerais com Síndrome de Down que quer conhecer o mar.

Filmes da Austrália, Espanha, Alemanha, México, França, Chile, Polônia, Itália, República Tcheca, Bielorrússia, Rússia, Reino Unido, Cazaquistão, Eslováquia, Bélgica, Irã, Suíça, Ucrânia e Israel também estão na lista.

Todos os documentários, animações e filmes de ficção exibidos no festival foram produzidos entre 2012 e 2015 e permanecem inéditos no circuito comercial do país. A programação completa da edição 2015 está disponível no site do evento.

O Assim Vivemos oferece audiodescrição em todas as sessões, catálogos em braille para pessoas com deficiência visual, legendas closed caption nos filmes e interpretação em libras nos debates para pessoas com deficiência auditiva. O CCBB possui acesso para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

SERVIÇOS

7º edição do festival “Assim Vivemos”

CCBB – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro): 5 de agosto a 17 de setembro;

São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112, Centro): 23 de setembro a 5 de outubro;

Brasília (SCES, Trecho 2): de 2 a 14 de março de 2016.

Entrada gratuita