Jornais Folha e Estadão elogiam Chatô

Jornais Folha e Estadão elogiam Chatô

Thiago Stivaletti
12 nov 15

Imagem destaque

Divulgação

Pôster do filme Chatô

“Chatô”, o filme, não para de supreender. No final de outubro, o diretor Guilherme Fontes anunciou que vai lançar seu filme na próxima quinta, dia 19, com distribuição própria, em cerca de 40 salas do país.

O diretor promoveu sessão para a imprensa em São Paulo nesta quinta enfrentando um gigante: no mesmo momento, a Paris Filmes realizava a sua cabine de  Jogos Vorazes: A esperança – O final, que será lançado um dia antes de Chatô.

A reação foi mais do que positiva.  “É a primeira vez que se faz, de um livro de Fernando Morais, uma adaptação decente. [...] Se, por um lado, Fontes conseguiu dar conta desse personagem complexo, teve ainda a gentileza de nos libertar do tipo de narrativa histórica lamentavelmente quadrada a que nos tem condenado habitualmente o cinema brasileiro. E, apesar de todos os tropeços, criou um filme bem atual”, publicou o crítico Inácio Araújo no site da Folha nesta quinta.

+Chatô chega aos cinemas em novembro

"E não é que o filme é bom? Chatô reinventa Kane com enredo tropicalista", publicou Luiz Carlos Merten em seu blog no portal do Estadão nesta quinta. “Se Chatô foi/é uma guerra, escolhi meu lado e cerrei fileira com o ‘autor’. Pois GF é um autor. Se cometeu erros, não creio que tenha sido por má fé. [...] GF arvora-se em pensador visionário do Brasil (com S) e submete o seu Chatô a uma estrutura tropicalista. O filme dele devia ser muito visionário desde a concepção inicial, porque sai no momento certo. Mais que sobre Assis Chateaubriand, e o Chatô está lá, de corpo inteiro, é sobre o Brasil de 2015”, escreveu.

A questão agora é se a recepção crítica positiva pode aumentar o circuito do filme. “Eu já pretendia entrar com o filme. Se as críticas estão sendo positivas, lançarei apostando mais”, diz Luiz Severiano Ribeiro, presidente da rede Kinoplex. “Se o filme vai mesmo estrear na semana que vem, vamos exibir. Mas o circuito está bastante apertado”, comenta Adhemar Oliveira, diretor do Circuito Espaço. Na próxima quinta, 15 filmes devem estrear nos cinemas brasileiros.

Nesta sexta, será realizada uma sessão para a imprensa no Rio de Janeiro.