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Marcos Saraiva: "Nenhuma marca é tão conhecida quanto 'Turma da Mônica' no Brasil"

Marcos Saraiva: "Nenhuma marca é tão conhecida quanto 'Turma da Mônica' no Brasil"

Fabiano Ristow, Rodrigo Saturnino Braga e Paulo Sérgio Almeida
17 jan 24

Imagem destaque

Divulgação

Marcos Saraiva

Responsável pelos projetos audiovisuais da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Marcos Saraiva assina a produção-executiva de Turma da Mônica Jovem - Reflexos do medo (Imagem), novo live-action da franquia que estreia nesta quinta-feira, 18, após Laços (2019) e Lições (2022) levaram, juntos, 3 milhões de pessoas aos cinemas.

Desta vez, o filme, que vem tendo uma ótima procura nas pré-vendas, adapta outra propriedade intelectual do grupo: a versão adolescente dos famosos amigos do bairro do Limoeiro. Com direção de Maurício Eça, a trama acompanha Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena em uma busca para impedir a venda de um museu, e acabam descobrindo segredos antigos e assustadores do bairro.

O novo longa aposta num tom de suspense até pitadas de terror, mas Marcos Saraiva lembra que todas as criações de Mauricio de Sousa sempre vão contemplar toda a família. Em entrevista à Filme B, o produtor detalha os desafios e as estratégias de levar às telas marcas tão conhecidas das HQs. 

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Mauricio de Sousa e o elenco de 'Reflexos do medo'

É um desafio adaptar uma nova marca após o sucesso dos primeiros Turma da Mônica?

Turma da Mônica Jovem foi um absoluto sucesso editorial quando foi lançado em 2008, com um estilo semelhante ao mangá e uma linguagem mais irreverente. Algumas tiragens chegaram a vender mais que a Turma da Mônica clássica, e uma enorme base de fãs foi criada. Então nossa confiança no projeto começa já em sua natureza. Nosso monitoramento de reportagens e redes sociais mostra que Reflexos está tendo uma aceitação gigantesca, tanto do público obcecado pelos quadrinhos quanto pelo espectador mais casual que viu o trailer.

Reflexos do medo é um filme para toda a família, mas existe uma aposta no espectador jovem. Qual a escala desse público?

Uma pesquisa apontou que 94% da população brasileira já ouviu falar em Turma da Mônica, algo que não ocorre com nenhuma outra marca, e estamos entrando na quinta geração de conhecedores. A verdade é que nos comunicamos com um público de 0 a 99 anos, mas não temos conteúdos específicos para faixas etárias diferentes. Nosso objetivo, agora, é equalizar a segmentação. Fizemos pesquisas em feiras internacionais de mercado, e a aceitação é muito alta. Tivemos uma animação pré-escolar em 2022, e produzimos recentemente, com a HBO, uma série animada do Astronauta para o público mais adulto, por exemplo.

Como fazer todas essas marcas interagirem?

O grande trunfo é o selo Mauricio de Sousa, que por si só carrega um peso. Ele traz confiança e credibilidade. É importante manter posicionamento de marcas, mas sempre haverá sobreposição de públicos. Uma criação do Mauricio jamais será agressiva para os olhos de uma criança. Meu filho de 6 anos viu Reflexos do medo, que tem classificação indicativa de 10 anos, e sentiu medo! Achei isso ótimo, mas foi um medo inofensivo. É um filme tenso que flerta com o terror, mas sempre divertido.

Quais são os planos para a franquia Turma da Mônica Jovem?

Nesse primeiro filme, os personagens estão entrando no Ensino Médio. No quarto longa, o plano é que eles estejam saindo da escola. Uma comparação é com a franquia Harry Potter, cujo teor das tramas foi amadurecendo ao longo do tempo.