'Madame Teia', 'Bob Marley', 'O menino e a garça' e 'Duna': confira os principais lançamentos de fevereiro

'Madame Teia', 'Bob Marley', 'O menino e a garça' e 'Duna': confira os principais lançamentos de fevereiro

Beatriz Filippo
02 fev 24

Imagem destaque

Após um janeiro de lançamentos populares — especialmente de títulos brasileiros —, fevereiro vem em um ritmo mais lento em termos de estreias. O período concentra especialmente longas aclamados pela crítica e indicados ao Oscar.

Por outro lado, o circuito pode se beneficiar de dois eventos: os feriados de Carnaval e a Semana do Cinema, que ocorre entre 22 e 28 de fevereiro, com ingressos a R$ 12.

Confira abaixo a lista com as principais estreias programadas para este mês, e, ao fim do texto, o panorama completo com os lançamentos previstos até abril.

08/02 - A cor púrpura (Warner)

O musical A cor púrpura, que garantiu a Danielle Brooks uma vaga na categoria de melhor atriz coadjuvante no Oscar, chega aos cinemas brasileiros em 8 de fevereiro. A nova adaptação da obra literária homônima leva para as telonas temáticas raciais, feministas e LGBTQIAP+, podendo atrair um público especialmente interessado nessas questões. Além disso, as sessões do filme também devem receber os espectadores que estão fazendo maratona para conferir os indicados ao Oscar.

14/02 - Madame Teia (Sony)

O principal blockbuster de fevereiro chega ao circuito na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14. Madame Teia é a primeira produção da Marvel a estrear em 2024, o que traz certa expectativa para os fãs do gênero. O trailer do longa já foi visto mais de 6,7 milhões de vezes no canal da Sony no Youtube, e a produção conta com um trunfo para aumentar o interesse do público: a presença de Dakota Johnson, intérprete da protagonista, no Brasil para divulgar o lançamento. Vale lembrar que a Sony trabalhou recentemente com esse tipo de campanha, trazendo Viola Davis para a divulgação de A mulher rei, que vendeu mais de 1 milhão de ingressos por aqui.

15/02 - Bob Marley - One love (Paramount)

No dia seguinte, a cinebiografia de um dos maiores nomes do reggae mundial faz sua estreia. Bob Marley - One love retrata momentos da vida pública e privada do cantor, celebrando sua música e ideais, e deve atrair os fãs do cantor e do gênero musical.

15/02 - Zona de interesse (Diamond)

Zona de interesse é um dos destaques entre os indicados ao Oscar. O filme britânico concorre não apenas à estatueta de melhor filme internacional, mas em outras quatro categorias, incluindo a de melhor filme. O longa foi o vencedor do Grand Prix em Cannes, e conta com aprovação de 93% no Rotten Tomatoes. O reconhecimento por parte da crítica especializada pode ser um forte atrativo para os cinéfilos.

22/02 - Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - To the Hashira Training (Sony)

Os fãs de anime poderão aproveitar a Semana do Cinema com Demon Slayer, que ganhará exibição de episódios nas telonas. O programa inclui ainda um episódio especial que abre a nova temporada da série animada. Os ingressos a preços promocionais podem motivar o público a priorizar a exibição nas telonas. Vale lembrar que Demon Slayer já teve dois títulos distribuídos no Brasil, que, juntos, venderam 230,3 mil ingressos.

Divulgação
'Demon Slayer'

22/02 - O jogo da morte (Paris)

Outro longa que pode se beneficiar da Semana do Cinema é O jogo da morte. O terror, um gênero que apenas cresce no Brasil, somado a ingressos mais baratos, pode resultar em um público surpreendente para um longa que não faz parte de uma franquia já conhecida pelo público.

22/02 - O menino e a garça (Sato Company)

O menino e a garça é outro filme da temporada de premiações que promete movimentar as salas de cinema. A animação é produzida pelo Studio Ghibli, que ganhou status cult nos últimos anos, com clássicos como O castelo animado, Ponyo e A viagem de Chihiro. O novo filme da produtora conta com uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, vem conquistando marcas importantes nas bilheterias globais, e já garantiu o prêmio de melhor animação no Globo de Ouro. A repercussão positiva e os ingressos promocionais podem ajudar o longa a alcançar um público para além dos fãs de animação japonesa.

22/02 - Garra de ferro (California)

Com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, Garra de ferro poderia ter um alcance limitado no Brasil, considerando que a cinebiografia trata de personagens pouco conhecidos pelo público daqui. Mas dois principais fatores podem reverter esse cenário. Um deles é o time de protagonistas: Zac Efron, Jeremy Allen White (O urso) e Harris Dickinson (Triângulo da tristeza), que estão em alta em produções da TV e dos cinemas.

22/02 - Ferrari (Diamond)

Adam Driver, Penélope Cruz e Shailene Woodley encabeçam a cinebiografia de Enzo Ferrari, que também chega ao circuito durante a Semana do Cinema. Além do trio, o elenco conta com o brasileio Gabriel Leone, que também pode atrair os espectadores para as sessões de Ferrari. O filme tem apelo especial para um público maduro, mas também tem chances de ganhar o interesse dos fãs de automobilismo.

29/02 - Duna - Parte 2 (Warner)

No último dia de fevereiro, os cinemas recebem a aguardada sequência Duna - Parte 2. O lançamento será antecedido pela reexibição do primeiro filme, de 2021, a partir de 8 de fevereiro. A estratégia busca aquecer a marca e aumentar o interesse sobre o novo longa, que iniciou sua campanha ainda em 2023, durante a CCXP. Na ocasião, o evento recebeu o diretor Denis Villeneuve e o elenco principal, incluindo Zendaya e Timothée Chalamet, nomes que servem como especial atrativo para o público jovem. Lançado há um mês, o trailer da sequência já soma 5,2 milhões de visualizações no Youtube. 

Vale lembrar que o primeiro filme levou mais de 800 mil espectadores aos cinemas brasileiros.

29/02 - Todos nós desconhecidos (Disney)

Apontado como um dos esnobados pelo Oscar, Todos nós desconhecidos conquistou a simpatia do público e da crítica (96% no Rotten Tomatoes), e a repercussão positiva internacionalmente pode beneficiar o resultado do filme nas bilheterias brasileiras.