Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Com um trailer de Eu sou o Rocky, a Diamond começou sua apresentação na Expocine, na quinta-feira, 1º de outubro. A Disney, que fechou o evento, também confiou nos materiais de Vingadores: Doutor Destino e das animações Gatto e A era do gelo: Mundo de lava para empolgar os presentes no Cine Marquise.
“É um filme de sala cheia”, disse Vinicius Pagin, diretor-geral da Diamond Films, em sua segunda subida ao palco da Expocine — a primeira tinha sido no dia anterior, no anúncio da parceria com a O2 Play. Eu sou o Rocky, com estreia marcada para 19 de novembro, conta a batalha de Sylvester Stallone (Anthony Ippolito) para realizar Rocky – Um lutador (1976), que rendeu a ele indicações ao Oscar de melhor ator e melhor roteiro original e ganhou três estatuetas, incluindo a de melhor filme. “Rocky é sobre persistência, sobre cair e levantar”, afirmou Pagin.
Segundo a Diamond, é o trailer de maior sucesso da empresa — e fez sucesso na Expocine também. A campanha de marketing está em andamento, com vídeos com os dubladores divulgados nas redes sociais, além do trailer dublado.
Eu sou o Rocky tem esperanças de chegar ao Oscar, mas a Diamond tem outras produções em campanha, como Fjord, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Dirigido por Cristian Mungiu e estrelado pelos indicados ao Oscar Sebastian Stan (o Soldado Invernal da Marvel) e Renate Reinsve (de Valor sentimental), o filme acompanha um casal que se muda da Romênia para a Noruega e vê sua visão de mundo ser contestada. “É um filme denso, que gera muita conversa”, disse Pagin, depois de exibir o trailer.
De Bunker, de Florian Zeller, exibido em competição no Festival de Veneza, a Diamond apresentou uma cena do casal em crise interpretado por Javier Bardem e Penélope Cruz, que são casados na vida real. “É impressionante o que ela consegue fazer sem uma fala”, comentou Pagin.
A companhia também acredita em Tigre de papel, de James Gray, que vem à 50ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acompanhado de executivos da Neon, empresa por trás dos seis últimos vencedores da Palma de Ouro e das campanhas de Parasita, Anora, Valor sentimental e O agente secreto para o Oscar. O longa estrelado por Adam Driver, Miles Teller e Scarlett Johansson fala de irmãos que se envolvem com a máfia russa e tem produção brasileira, de Rodrigo Teixeira, que mandou um vídeo dizendo que o filme é 30% nacional.
A Diamond também tem produções menos densas, como Sacrifício, estreia de 15 de outubro com Anya Taylor-Joy e Chris Evans que satiriza bilionários, Hollywood e ativistas; Psicopata vitoriana, terror com Maika Monroe que chega em 3 de dezembro; e a ação Três horas para viver, lançamento do dia 29 com Rodrigo Santoro, Owen Wilson e Alan Ritchson. O ator brasileiro mandou um recado, e Pagin contou que ele fez a própria dublagem em português, adaptando as piadas ao país.
De surpresa, a Diamond ainda exibiu o teaser de Órfã 3. Ao todo, a distribuidora conta com 37 filmes para lançar em 2027.
Infinity Vision, mudança de data e a volta dos Vingadores
Diretor de distribuição da Disney, Thiago Pelli abriu sua apresentação falando de números. A companhia tem quatro filmes no top 10, com mais de 27 milhões de ingressos vendidos. E essa quantidade deve aumentar, porque vem aí Vingadores: Doutor Destino, cuja pré-venda tem acompanhado a dos filmes anteriores com o coletivo de heróis.
Pelli também tocou no assunto Infinity Vision, a certificação de qualidade de salas criada pela companhia. Segundo ele, 400 salas já foram certificadas, e a expectativa é chegar a 600 em breve. “A janela do cinema é nosso primeiro foco”, disse. “E a experiência do cinema voltou à moda.” O diretor afirmou que entende os desconfortos que o Infinity Vision pode causar, mas se colocou à disposição para ouvir os exibidores, conversar e debater com eles, para que haja bons frutos.
Ele também comentou a mudança de data de Se eu fosse você 3, de 3 de setembro para 8 de outubro, brincando que tinha jurado em Campos do Jordão que isso não aconteceria. “Que seja bom para todo o mundo”, disse.
Em seguida, o diretor de marketing Renato Sica começou a apresentação de materiais de alguns dos filmes aguardados para os próximos meses, a começar, claro, por Vingadores: Doutor Destino, que chega em 17 de dezembro. Sica prometeu uma campanha nacional bem forte para o filme. O trailer foi muito aplaudido pela plateia.
Os presentes também se divertiram com o trailer de A era do gelo: Mundo de lava, que foi antecipado para 28 de janeiro para aproveitar o fim das férias escolares. Enfeitiçadas: Bem-vindos a Hexe chega antes, em 26 de novembro, e Sica falou de seu potencial para se tornar uma franquia. Em março de 2027, estreia Gatto, sobre um gato mafioso de Veneza. Na apresentação, foram exibidos um vídeo com Pete Docter, CCO da Pixar, o trailer e um trecho, todos bem recebidos.
Sica também falou rapidamente dos 50 anos de Star Wars, no ano que vem, e do novo filme da saga, Starfighter, com Ryan Gosling, além de apresentar o trailer de Dentro da baleia, que estreia em 15 de outubro.
A Expocine assistiu ainda aos trailers de dois potenciais candidatos ao Oscar: Cavalo selvagem nove, de Martin McDonagh, com John Malkovich e Sam Rockwell, e Behemoth! Uma vida composta em peças, de Tony Gilroy, com Pedro Pascal. Os filmes estreiam em 5 de novembro e 3 de dezembro, respectivamente.
Por fim, Sica apresentou três destaques brasileiros do line-up, começando por 100 dias, de Carlos Saldanha, sobre a história do navegador Amyr Klink. Além de cenas, a plateia recebeu um recado do ator Filipe Bragança pedindo a colaboração dos exibidores na divulgação. Nosso Lar 3: Vida eterna, de Wagner de Assis, usou um enorme estúdio de LED, que os presentes puderam ver no vídeo de bastidores do longa, que chega em 21 de janeiro. Já Na linha de fogo, estreia de 15 de abril, é uma produção ligada ao AfroReggae e filmada no Complexo da Maré.
© Filme B - Direitos reservados