Público de cinema na China está mais jovem

Público de cinema na China está mais jovem

Redação
10 nov 15

Imagem destaque

Divulgação

Jogos vorazes 4: lançamento simultâneo na China

O mercado de cinema chinês não para de crescer e está ficando mais jovem. Segundo dados apresentados durante o American Film Market, a média de idade do público já é de 21,8 anos, e a venda de ingressos, por exemplo, tem se concentrado (60%) em aplicativos móveis, via internet. Isso reflete diretamente na janela de lançamento de títulos internacionais no país, que possui uma lei de cota bastante restrita para blockbusters americanos – máximo de 34 títulos por ano.

Jogos Vorazes: A esperança – O final, por exemplo, será o primeiro grande filme dos EUA a estrear, no dia 20 de novembro, simultaneamente na China e no restante do mundo. O mercado está apostando no bom resultado do longa anterior, Jogos vorazes: A esperança – Parte 1 (2014) – que fez US$ 36 milhões na país, segunda maior bilheteria internacional do filme, atrás apenas dos US$ 48 milhões do Reino Unido – para emplacar esta nova estratégia. Especialistas também esperam que, diante deste quadro, o governo chinês flexibilize um pouco sua postura frente às produções estrangeiras.

Outro ponto debatido durante o encontro foi o crescimento do número de salas no mercado interno. Segundo especialistas, os principais focos de expansão estão localizados em cidades de médio porte, com menos de 1 milhão de habitantes, em decorrência do próprio desenvolvimento estrutural do país. “Os cinemas fazem parte da maior parte dos novos projetos”, afirmou William Pfeiffer, CEO da Dragongate Entertainment.