'Evidências do amor', 'Abigail' e 'Rivais': veja o que estreia nos cinemas em abril

'Evidências do amor', 'Abigail' e 'Rivais': veja o que estreia nos cinemas em abril

Beatriz Filippo
05 abr 24

Imagem destaque

‘A tendência de diversidade nas telonas, que marcou o primeiro trimestre de 2024, ganha continuidade em abril. Após um início de mês impactado por Godzilla e Kong (Warner), lançado no fim de março, as próximas cine-semanas contarão com lançamentos que vão de títulos brasileiros e filmes de terror até superproduções brasileiras.

Confira abaixo os destaques entre as estreias de abril, e, no fim do texto, veja a tabela completa com todos os títulos programados para chegar ao circuito entre abril e junho. Para demais lançamentos, consulte o Calendário de Estreias Filme B.

11/04 - Ghostbusters - Apocalipse de gelo (Sony)

Na próxima cine-semana, os cinemas brasileiros recebem o retorno de uma marca que marcou diferentes gerações de espectadores. Ghostbusters - Apocalipse de gelo une o clássico time de caça-fantasmas a uma nova equipe, visando atrair para as salas justamente esses diferentes fãs da franquia.

O novo longa já estreou internacionalmente, garantindo mais de US$ 100 milhões arrecadados pelo mundo nas últimas duas semanas. A recepção positiva do público internacional pode influenciar no interesse dos espectadores brasileiros, que recebem também, em São Paulo, no MIS, uma exposição comemorativa de 40 anos da franquia.

Em 2021, o primeiro capítulo protagonizado pelo novo time de caça-fantasmas vendeu mais de 500 mil ingressos nos cinemas brasileiros.

11/04 - Evidências do amor (Warner)

Com o market share da produção brasileira acima dos 20% no primeiro trimestre de 2024, a estreia de uma comédia nacional protagonizada por nomes como Fábio Porchat e Sandy pode significar um reforço para esse cenário positivo. Os protagonistas são amplamente conhecidos e queridos pelo público brasileiro, acumulam milhões de seguidores nas redes sociais e estão investidos em uma campanha de divulgação de forte presença não só nas redes, mas também na TV aberta. Vale lembrar o histórico de Fábio Porchat nos cinemas brasileiros: o comediante estrelou sete filmes nos últimos 12 anos, que somam cerca de 11 milhões de ingressos vendidos.

11/04 - A paixão segundo GH (Dt/Paris)

Outro longa brasileiro que estreia na próxima quinta-feira é A paixão segundo GH, que adapta para as telonas a obra de Clarice Lispector. O nome da autora é um forte atrativo para os admiradores de seu trabalho, e pode render um desempenho interessante principalmente no chamado circuito de arte, que deve ser o principal reduto para o longa em uma semana em que os cinemas brasileiros recebem produções de grandes estúdios, como Ghostbusters e Evidências do amor.

18/04 - Abigail (Universal)

Ao longo do primeiro trimestre, o terror vendeu cerca de 1 milhão de ingressos nos cinemas brasileiros, o que representa uma queda de 300% em relação ao mesmo período de 2023. Ainda não é possível afirmar que o interesse do público pelo gênero diminuiu, afinal, a queda de público também está associada a um volume menor de lançamentos. Fato é que, desde o início do ano, especula-se qual será o primeiro grande sucesso do gênero em 2024, e Abigail é um forte candidato.

O longa é produzido pela mesma empresa dos mais recentes lançamentos da franquia Pânico, que, juntos, somam 2,1 milhões de espectadores no Brasil. A trama promete um terror sangrento, mas parece trazer um tom cômico, uma combinação que funcionou com títulos como M3GAN, em 2023. Além disso, o elenco traz nomes Melissa Barrera (Pânico) Kathryn Newton (Freaky) e Angus Cloud (Euphoria), nomes populares especialmente entre o público jovem.

18/04 - Jorge da Capadócia (Dt/Paris)

O público religioso — em especial o católico — é o principal alvo de Jorge da Capadócia, longa que leva para as telonas a história do guerreiro São Jorge. A trama explora sua fé, conflitos familiares e os obstáculos enfrentados durante o governo do imperador romano Diocleciano. O filme estreia na cine-semana em que se comemora o Dia de São Jorge, 23 de abril, quando é feriado na cidade do Rio de Janeiro. Considerando a popularidade do santo, a forte participação do Rio no market share das produções brasileiras e o feriado, o título pode garantir um bom desempenho nas bilheterias fluminenses. Vale lembrar que, nos últimos dois anos, os títulos religiosos — de diferentes doutrinas — vêm apresentando forte aderência nos cinemas.

18/04 - Guerra civil (Diamond)

Em 2024, as produções da A24 já venderam mais de 250 mil ingressos no Brasil. Os títulos da produtora queridinha pelos cinéfilos têm espaço basicamente garantido no circuito de arte, mas Guerra civil deve ir além desses espaços, afinal, é o primeiro blockbuster da empresa. Além disso, o investimento em mídia para a divulgação do filme é o mais alto já feito pela Diamond. A trama recheada de ação explora a polarização política — tema em alta no mundo —, e traz no elenco um grande trunfo para atrair os brasileiros para os cinemas: Wagner Moura. O ator já está marcando presença na divulgação internacional, mas também está confirmado em alguns dos maiores podcasts e programas de TV do Brasil. O elenco do filme (que conta com Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e Stephen McKinley Henderson) também deve vir ao país para pré-estreias e entrevistas.

25/04 - Rivais (Warner)

Na semana seguinte, no dia 25 de abril, a principal estreia promete ser o novo longa de Luca Guadagnino: Rivais. O diretor vem ganhando maior notoriedade nos últimos anos, após os lançamentos de filmes como Me chame pelo seu nome e Até os ossos. O principal atrativo do filme é Zendaya, que protagoniza o filme e um triângulo amoroso na trama. Com mais de 180 milhões de seguidores apenas no Instagram, a atriz é muito popular entre o público jovem graças à sua participação na série Euphoria e na franquia Duna. Entre os trailers dos destaques de abril, Rivais é o que acumula o maior número de visualizações: 4,1 milhões em apenas um mês.

25/04 - Aumenta que é rock'n'roll (H2O)

A produção brasileira também ganha destaque em abril com Aumenta que é rock'n'roll. O longa biográfico conta a história da Fluminense FM, mais conhecida como “A Maldita”, a primeira estação inteiramente dedicada ao rock, e responsável pelo lançamento de grandes nomes da música nacional, como Legião Urbana, Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso. Com isso, a trama tem potencial para atrair o público maduro, que viveu estes acontecimentos, e os ouvintes do Rio, onde a rádio era sediada.

25/04 - SPY X FAMILY CÓDIGO - Branco (Sony)

Para os fãs de anime, o fim de abril reserva o lançamento de SPY X FAMILY CÓDIGO - Branco. O longa é baseado em uma propriedade intelectual muito popular entre seu público, impulsionado pela presença da série no catálogo da Netflix e do Crunchyroll — streaming voltado para animações japonesas. Internacionalmente, a versão para as telonas já arrecadou US$ 45,6 milhões em menos de cinco territórios, concentrando seus melhores resultados no mercado doméstico, onde atraiu mais de 800 mil espectadores apenas em sua abertura. SPY X FAMILY é a terceira animação japonesa que estreia nos cinemas brasileiros em 2024. Seus antecessores, O menino e a garça (Sato Company) e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - To the Hashira Training (Sony), venderam jutos 830,2 mil ingressos.