'Enterre seus mortos': terror com Selton Mello abre a Expocine 2025

'Enterre seus mortos': terror com Selton Mello abre a Expocine 2025

Fabiano Ristow
01 out 25

Imagem destaque

Fabiano Ristow / Filme B

Apresentação de 'Enterre seus mortos'

O terror brasileiro tomou conta do Cine Marquise na abertura da Expocine 2025, nesta terça-feira, 30 de setembro, em São Paulo.

Enterre seus mortos (O2 Play), de Marco Dutra, que estreia em 30 de outubro, foi projetado com exclusividade para exibidores que lotaram a sala Barco, onde irão ocorrer, ao longo dessa semana, as apresentações das principais distribuidoras nacionais e internacionais sobre suas apostas para os próximos meses.

Enterre seus mortos chega num ótimo momento tanto para o gênero quanto para o cinema brasileiro — não à toa, o tema escolhido para a Expocine deste ano é "Brasil: Janela para o mundo". E ainda traz como protagonista Selton Mello, visto este ano nos sucessos Ainda estou aqui e O Auto da Compadecida 2, além de Marjorie Estiano e Betty Faria.

"É um filme que desafia gêneros, porque vai do horror ao faroeste", disse Igor Kupstas, diretor da O2 Play. "E o Selton está empenhadíssimo na divulgação."

Enterre seus mortos vem fazendo uma belíssima carreira em festivais mundo afora, tendo recebido mais de 40 indicações a prêmios. A trama acompanha um grupo de trabalhadores responsáveis por recolher animais mortos nas estradas. É quase impossível avançar na descrição sem dar spoilers, mas digamos que a história, baseada no livro homônimo de Ana Paula Maia, junta temas como apocalipse, seitas bizarras e religião, além de uma reviravolta chocante.

"Esse é meu sexto filme de fantasia, e eu sempre gostei de uma certa alquimia inusitada de gêneros, mas o propósito é sempre fazer um filme único que, ao mesmo tempo, dialogue com a tradição do cinema", disse o diretor Marco Dutra (As boas maneiras, O silêncio do céu, Trabalhar cansa, Quando eu era vivo). "Quando convidei o Selton Mello, ele não sabia se era o momento de se aventurar por um universo assim, mas ao longo dos dias ele disse que não conseguia tirar os personagens da cabeça."

Produzido pela RT Features, Enterre seus mortos tem o selo "Original Globoplay". Ou seja, a Globo estará empenhada na divulgação.

Homenagens

A noite também foi de homenagens. Entre os escolhidos para receber o troféu pelo conjunto da obra, estão a distribuidora Vitrine, a produtora Gullane e o órgão Spcine. Em geral, os discursos exaltaram as políticas públicas para o audiovisual, que, entre idas e vindas, estão, segundo os presentes, voltando aos eixos.

Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, inclusive, anunciou que ontem foi aprovada, junto ao Fundo Setorial Audiovisual (FSA), uma linha de R$ 140 milhões voltada para distribuição e produção, a ser lançada até o fim do ano. Entre outras autoridades presentes no evento estavam Rodrigo Massi, secretário adjunto da secretaria; Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual; Lyara Oliveira, presidente da Spcine; e Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.