Inserido na programação de atividades ligadas à Temporada França-Brasil, o RioMarket promoveu o Rendez-Vous Unifrance, uma mesa-redonda com a participação de agentes de venda franceses, distribuidores e exibidores brasileiros, todos ligados ao segmento independente. O encontro teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais franceses sobre o mercado brasileiro, as particularidades da operação de comercialização de filmes no mercado brasileiro de cinemas e as dificuldades enfrentadas pelos agentes do mercado nacional.
Na abertura do encontro, as saudações de Gilles Renouard, diretor do segmento de cinema da Unifrance, e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, destacaram a antiga e consistente parceria entre as duas cinematografias e os desafios atuais. A seguir, Rodrigo Saturnino Braga, diretor do Filme B, apresentou um panorama do mercado brasileiro, no qual a França ocupa a terceira posição como país de origem da produção lançada, atrás somente do Brasil e dos EUA. Ericka Gavinho, advogada especialista em audiovisual, explicou o aspecto regulatório da cadeia da nossa indústria audiovisual, além das principais pautas em debate no Congresso.
Um panorama da distribuição independente brasileira foi apresentado por Adriana Rattes (Filmes do Estação), Jean Thomas Bernardini (Imovision), Lucas Buring (Mubi) e Ivan Boeing (Lionsgate). Houve também uma troca de ideias a respeito da importância dos festivais brasileiros como um caminho para a formação de público em contraponto com a experiência da exibição dedicada ao perfil dos filmes europeus exibidos no Brasil.
Os profissionais brasileiros presentes, além dos já citados, foram: Juliana Brito (Belas Artes), Luiz Bannitz (Encripta), Abrão Scherer (Imagem), Daniel Pech (Retrato), Eduardo Garretto (Zeta), Marcelo de Souza (Mares), Letícia Friedrich (Vitrine), Igor Kupstas (O2), Christian Bibes (Impacto), Marcio Moraes (BF) e João Worcman (Sofá Digital).