Rio2C volta com tudo

Bernardo Siaines
10 mar 22

Após dois anos sem poder realizar o evento presencial, o Rio2C finalmente pôde se reencontrar com o público, coincidentemente bem no momento em que o Rio de Janeiro retira a obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados. 

Numa sala de conferências no Fairmont Hotel, em frente ao Forte de Copacabana, Rafael Lazarini, fundador do Rio2C, apresentou as novidades para este ano. Era visível a animação de todos por estar de volta a um evento presencial deste porte.

Lazarini, por sinal, fez questão de celebrar o (re)encontro, sem esquecer das cicatrizes da situação inédita que enfrentamos. O Rio2C de 2020, que celebraria dez anos de evento, teve de ser interrompido a dois meses da data de realização. Portanto, o deste ano trará, além das inovações, um pouco de retrospectiva desses dois anos em que não houve edição presencial. Serão 210 players (134 nacionais), 324 executivos e 11 palcos na edição deste ano. 

Marco Altberg, ex-presidente da Bravi, e Carla Esmeralda, consultora e organizadora de festivais, foram lembrados como peças fundamentais para a realização do festival como é hoje.

Quanta vence licitação do Polo Rio Cine Vídeo

Para ilustrar sua intenção de transformar o Rio cada vez mais num polo criativo internacional, Lazarini chamou ao palco Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública da cidade, que citou a reestruturação e licitação do Polo Rio Cine Vídeo, publicada hoje no DO. A empresa vencedora foi a Quanta DGT, que terá direito a usar o espaço e, em contrapartida, será responsável por reformar os 16 prédios existentes e construir oito novas edificações no local.

RioFilme vai para estrutura do gabinete do prefeito e terá fomento para audiovisual carioca anunciado dia 30 de março

Calero mencionou também o reposicionamento da RioFilme, demanda antiga do setor, que agora compõe a estrutura do gabinete do prefeito Eduardo Paes. E adiantou que, no dia 30 de março, será anunciado um novo fomento para o audiovisual carioca, que será integralmente distribuído neste ano — em 2021, foram R$ 20 milhões para mais de 70 projetos. O secretário assumiu também o compromisso de atender outra demanda do setor, dando mais fluidez às autorizações de filmagens na cidade do Rio de Janeiro via Rio Film Commission, para aproveitar ao máximo o excelente cenário que a cidade proporciona para filmagens.

Lazarini mencionou a inspiração no modelo do SXSW, festival que ocorre em Austin, no Texas. “Houve uma edição do nosso evento em que o Louis Black, cofundador do SXSW, fez questão de estar presente. E ele disse que, se o SXSW já traz essa transformação enorme para uma cidade pequena como Austin, imagine o que podemos fazer aqui no Rio”

O Rio2C acontecerá do dia 26 de abril a 2 de maio na Cidade das Artes, na Barra, e em seu espaço virtual