Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Retrato Filmes e a Universal não esconderam nada no último painel das distribuidoras na Expocine, no fim da tarde desta sexta-feira, 3.
A primeira, que recentemente relançou nos cinemas Cidade dos Sonhos, de David Lynch, exibiu cenas de Amores brutos, de Alejandro González Iñárritu, que completa 25 anos, e de Sirât, de Oliver Laxe, para eletrizar a plateia. Já a major contou com seus estagiários para fazer uma apresentação divertida sobre os bastidores de uma distribuidora e, de quebra, apresentar alguns de seus principais lançamentos, incluindo o aguardadíssimo novo longa de Christopher Nolan, A Odisseia.
Estrelado por Gael García Bernal, Amores brutos chega às salas já na semana que vem, e os sócios da Retrato Filmes, Felipe Lopes e Daniel Pech, fizeram questão de mostrar como, mesmo depois de 25 anos, o filme continua moderno, exibindo uma cena de perseguição de carros pelas ruas do México.
A empresa trouxe de Berlim Surda, de Eva Libertad, sobre Angela (Miriam Garlo), uma mulher que não ouve e, ao engravidar, teme que sua filha seja ouvinte, prejudicando a comunicação. De Cannes, vieram três filmes da competição: Dois procuradores, do ucraniano Sergei Loznitsa, Woman and child, do iraniano Saeed Roustayi, e Sirât, que ganhou o Prêmio do Júri.
A Retrato exibiu uma das cenas mais chocantes do filme e mostrou que aposta em um lançamento grande, acreditando em levar 500 mil pessoas às salas. O longa de Oliver Laxe, que abre a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, foi indicado pela Espanha para tentar uma vaga no Oscar de filme internacional. “É Round 6 com Mad Max produzido por Pedro Almodóvar”, disse Pech depois de apresentar a cena.
Épico, fantasia e originalidade na Universal
Hernán Viviano, VP para a América Latina da Universal, e Carlos d’Orey, diretor sênior de vendas, entraram na brincadeira, fazendo piada com seus sotaques para descontrair o público da Expocine. Os estagiários tomaram então conta da apresentação, que começou com o infantil A casa mágica da Gabby, estreia de 9 de outubro, e passou por duas sequências: Five nights at Freddy’s 2, previsto para 4 de dezembro, e O telefone preto 2, que chega dia 16 de outubro.
No calendário, em seguida vem Bugonia, em 30 de outubro, mais uma parceria da atriz Emma Stone com o diretor Yorgos Lanthimos – os dois fizeram juntos A favorita e Pobres criaturas. O filme passou recentemente no Festival de Veneza.
Mas o que empolgou mesmo a plateia foi o trailer inédito de A Odisseia, baseado no clássico grego de Homero e filmado por Christopher Nolan totalmente em IMAX, com estreia para 16 de julho do ano que vem, além dos bastidores e do trailer de Wicked: Parte 2, que pretende encantar tanto o Time Glinda quanto o Time Elphaba em 20 de novembro.
No encerramento, a Universal ainda listou alguns de seus próximos lançamentos, que incluem Eddington, de Ari Aster, Hamnet, de Chloe Zhao, cotado para o Oscar, a cinebiografia sobre Michael Jackson Michael, que estreia em abril, Super Mario Galaxy Movie, também para abril, além de um novo filme de Steven Spielberg e outro dos Minions.
© Filme B - Direitos reservados