Prés de 'Batman' vendem mais de 667 mil ingressos

Prés de 'Batman' vendem mais de 667 mil ingressos

Fabiano Ristow
03 mar 22

Batman (Warner) só estreia oficialmente hoje, mas já levou cerca de 667 mil pessoas aos cinemas para as sessões de pré-estreia na terça e na quarta. Os dados são do Filme B Box Office Brasil, que apresenta hoje o número de salas e sessões dos principais complexos em que o filme é exibido.

O desempenho das pré-estreias já é o suficiente para colocar Batman em sexto lugar no ranking dos mais vistos em 2022.

Na terça, foram 388,8 mil ingressos vendidos. Na quarta, 279 mil. A diferença provavelmente tem a ver com o feriado do carnaval, quando muitas pessoas aproveitaram para ir aos cinemas. Um indicativo disso é que, na segunda-feira, as bilheterias foram atipicamente altas: o vice-líder Uncharted (Sony), por exemplo, vendeu 103,4 mil ingressos, mais do que qualquer outro dia do fim de semana.

Até o momento, Batman é exibido em 2,4 mil salas e quase 700 cinemas — o maior circuito de lançamento do ano. A média de público por sessão também foi alta: 76 pessoas em cada uma das 8,8 mil exibições espalhadas pelo país.

O domínio é tão grande que, em alguns complexos, o filme, que tem três horas de duração, conta com sessões em todas as salas — caso do Cinépolis Boulevard Belém, que tem sete telas e que vendeu mais de 4,4 mil ingressos para o blockbuster nos últimos dois dias. Foi o terceiro cinema com mais público para Batman, conforme mostra a tabela abaixo.

Neste quesito, o UCI New York, no Rio de Janeiro, foi quem atraiu mais fãs do super-herói: cerca de cinco mil espectadores em oito de suas 18 salas, sendo que a média foi de 127 pessoas por sessão. Logo atrás vem o UCI Kinoplex Shopping Iguatemi, em Fortaleza, com 4,6 mil ingressos vendidos para o filme, em cartaz em nove das 12 salas do complexo. Ao todo, 187 espectadores estiveram presentes em cada exibição do cinema — a maior média de todos do ranking. Ou seja, mesmo vendendo menos bilhetes, o UCI Kinoplex Shopping Iguatemi teve um melhor aproveitamento.

Vale lembrar que o domínio de um único filme nos cinemas é considerado um problema para o setor de distribuição em qualquer lugar do mundo, uma vez que dificulta a diversidade de títulos em cartaz. Mas, no contexto da pandemia, em muitos casos tornou-se uma necessidade para a sobrevivência da área de exibição.

As pré-estreias ajudaram as bilheterias totais a atingirem 1,6 milhão na cine-semana que acaba de terminar — um aumento de 45,4% em relação à semana anterior. E, falando em fechamento da semana, duas marcas merecem ser destacadas: Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony) acaba de ultrapassar 17,3 milhões de público. E a animação Coração de fogo (Paris), principal novidade no circuito, disparou na venda de ingressos ao longo dos dias úteis, chegando a um acumulado de 108,1 mil.