Referência
no mercado de
cinema no Brasil
O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, garantiu distribuição internacional por algumas das empresas mais importantes do mercado global.
O sucesso em Cannes, onde foi aplaudido por mais de dez minutos, rendeu uma parceria com a Neon para o lançamento nos EUA, e com a Mubi para territórios importantes como Reino Unido, Índia e América Latina. Aqui no Brasil, onde a estreia está prevista para o segundo semestre (por enquanto sem data específica), a distribuição está nas mãos da Vitrine.
A notícia de que a Neon adquiriu os direitos do thriller político para a América do Norte repercutiu bastante, já que a distribuidora é responsável por alguns dos recentes vencedores da Palma de Ouro, como Parasita, Anora, Anatomia de uma queda, Triângulo da Tristeza e Titane. Com exceção de Titane, todos receberam indicações ao Oscar, sendo que os dois primeiros levaram a estatueta principal.
Ou seja, é uma empresa com expertise em campanhas nas temporadas de premiações. A Mubi também: alguns de seus títulos indicados ao Oscar são A substância, A garota da agulha, Dias perfeitos (este distribuído nos EUA pela Neon) e Drive my car.
Nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho se disse "feliz por trabalhar" tanto com a Neon quanto com a Mubi.
A Neon também tem os direitos de distribuição nos EUA de Sentimental value, de Joachim Trier (o mesmo de A pior pessoa do mundo), que nesta quarta-feira, 21, recebeu quase 20 minutos de aplausos, e, para muitos críticos, tornou-se um dos favoritos à Palma de Ouro até agora. Os vencedores de Cannes serão conhecidos no próximo sábado.
© Filme B - Direitos reservados