Ancine renova apoio à participação em festivais

Ancine renova apoio à participação em festivais

Redação
16 jan 15

A Ancine renovou o seu Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Lançado em 2006, o programa passa agora a contemplar um número maior de eventos ao longo do ano: 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops. Curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais internacionais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops são auxiliados com serviços e recursos financeiros, viabilizando suas participações em eventos internacionais. No ano passado, foram concedidos 177 apoios financeiros em um total de 63 eventos internacionais, maior número já atingido pelo programa.

São três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme; apoio B – envio de cópia e apoio financeiro; apoio C – envio de cópia. Contudo, o regulamento deste ano, se comparado com o do ano anterior, apresenta algumas significativas mudanças. Uma delas é o limite no número de apoios concedidos para um mesmo título: até cinco durante toda a sua trajetória internacional.

Por evento, o número máximo de apoios a serem concedidos passará a três na maioria dos casos. Para os festivais de Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Miami Internacional, Bafici, Oberhausen, Toulouse, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastian, Biarritz, IDFA, Roma, Havana e Santa Maria da Feira, e para os laboratórios Co-Production Market Berlim, Toulouse, BAL, DocMontevideo, San Sebastián e Doc Buenos Aires, poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes; já para os tradicionais festivais de Cannes, Berlim e Veneza, o programa poderá apoiar até sete filmes.

Eentre os novos festivais incluídos na lista deste ano, a maioria se encontra no continente europeu (Sitges, Visions du Réel, Edimburgo, Mannheim, Festival Dei Popoli, Cinema du Réel, Queer Lisboa, Black Nights), mas também foram incluídos eventos da América Latina, Estados Unidos, Ásia e África.

Para conhecer todas as mudanças no regulamento deste ano e saber como entrar em contato com o Programa, é só acessar o site oficial da Ancine.