Semana dos Realizadores premia André Novais

Semana dos Realizadores premia André Novais

Redação
27 nov 14

Imagem destaque

André Mantelli

Ela volta na quinta, do mineiro André Novais, foi escolhido melhor filme pelo júri da Semana dos Realizadores. A lista de premiados foi divulgada na noite desta quarta-feira, dia 26. A produção é o primeiro longa de Novais, conhecido por curta-metragens como Pouco mais de um mês, selecionado pela Quinzena dos Realizadores na edição 2013 do Festival de Cannes.

O filme, que acompanha a crise de um casal, tem como protagonistas os pais do cineasta. O próprio Novais e seu irmão, Renato, interpretam os filhos. Adepto do naturalismo, o diretor costuma escalar não atores, geralmente amigos e parentes, em suas produções. Em Pouco mais de um mês, ele atuou ao lado da namorada, Élida Silpe. O cineasta também tem o hábito de escolher locações na cidade onde mora, Contagem, a 20 quilômetros de Belo Horizonte.

O júri formado pela curadora Eva Sangiorgi (do festival mexicano FICUNAM), a atriz Karine Teles (Riscado) e a diretora Maya Da-Rin escolheu ainda Veriéres I, II, III como melhor curta ou média e, na categoria direção, Lilliah Halla, por Si no puede bailar, esta no es mi revolución.

Em sua sexta edição, a Semana dos Realizadores contou com 24 filmes em competição, exibidos no Espaço Itaú de Cinema, em Boatafogo, e outras salas no Rio de Janeiro. O festival tem patrocínio da Petrobras e da RioFilme.