Sai edital de projetos de linguagem inovadora

Sai edital de projetos de linguagem inovadora

Redação
22 dez 15

A Ancine acaba de lançar dois editais do Programa Brasil de Todas as Telas - Ano 2: as Chamadas Públicas PRODECINE 05/2015 e PRODAV 05/2015, dedicadas, respectivamente, a projetos de linguagem inovadora para as salas de cinema; e desenvolvimento de projetos de obras seriadas e não seriadas e formatos audiovisuais para TV e salas de exibição. No total, serão distribuídos R$ 30 milhões para o PRODECINE e R$ 10 milhões para o PRODAV, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Podem concorrer à linha Prodecine 05/2015  produções independentes de longa-metragem de ficção, animação e documentário, com foco em propostas de linguagem inovadora. O objetivo é investir em filmes com potencial para viajar em festivais, mas que também tenham valor comercial. As inscrições vão de 22 de dezembro a 26 de fevereiro de 2016.

Já a chamada Prodav 05/2015 selecionará 70 propostas de desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais seriadas e não seriadas destinadas aos segmentos de TV paga ou aberta, salas de exibição e vídeo por demanda (VoD). As inscrições vão de 23 de dezembro a 28 de março de 2016.  Entre os proponentes serão admitidas também empresas brasileiras que não apresentem a atividade econômica de produção audiovisual.

A seleção dos projetos de ambas as chamadas respeita os indutores regionais de no mínimo 30% dos recursos fixados a projetos audiovisuais de produtoras independentes localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e no mínimo 10% para projetos de produtoras independentes da região Sul ou dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.