Nos EUA, semana aposta no circuito de arte

Nos EUA, semana aposta no circuito de arte

Thayz Guimarães
02 dez 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Macbeth - Ambição & guerra

Sem grandes estreias previstas até o dia 18 de dezembro – quando Star Wars: Episódio VII - O despertar da força será lançado –, o mercado de cinema americano decidiu apostar em mais filmes de arte para esta semana. Com pelo menos quatro títulos de peso, ainda que restritos a um circuito limitado, as únicas estreias amplas desta sexta, dia 4 – Krampus – O terror do natal (Universal) e The letters –, devem ficar apagadas nas bilheterias, enquanto Macbeth – Ambição & guerra; A senhora da van; Life; e Youth podem alcançar boas médias por sala.

Krampus é um terror natalino com toques de terror e fantasia, sobre o espírito do Natal às avessas. O longa será exibido em 2,8 mil cinemas e deve fazer cerca de US$ 14,5 milhões entre sexta e domingo, segundo especialistas. A Universal também irá lançá-lo no Brasil, com data prevista para 10 de dezembro. O drama The letters (Freestyle Releasing), por sua vez, revisita a história de Madre Teresa de Calcutá por meio de cartas trocadas entre ela e o padre Celeste van Exem, seu amigo e conselheiro espiritual, por mais de 50 anos. O filme ganha sessão em mil cinemas americanos, mas ainda não possui distribuidora no Brasil.

Life (Cinedigm Entertainment), com Robert Pattinson, será lançado em 12 cinemas. Na história, o astro vive o fotógrafo Dennis Stock, famoso por seu ensaio fotográfico com o astro James Dean (1931-1955) para a revista Life. O filme, exibido no Festival de Berlim, reconstrói essa passagem na vida de Stock. Na esteira dos épicos, Macbeth – Ambição & guerra (Weinstein Company) conta com Michael Fassbender e Marion Cotillard nesta releitura do clássico de Shakespeare, que terá circuito restrito a cinco cinemas. Macbeth chega ao Brasil em 24 de dezembro, pela Diamond.

Com direção e roteiro de Paolo Sorrentino (A grande beleza), Youth (Fox Searchlight) abre em quatro cinemas nesta sexta, e traz Michael Caine (O último amor de Mr. Morgan) e Harvey Keitel (O Grande Hotel Budapeste) no papel de dois velhos amigos, de férias em um luxuoso hotel. Rachel Weisz (O jardineiro fiel) completa o elenco principal. A senhora da van, que estreia oficialmente em 15 de janeiro, será exibido esta semana em circuito restrito não divulgado, apenas como forma de entrar na corrida para o Oscar. O filme é estrelado por Maggie Smith (da franquia Harry Potter) e será distribuído pela Sony no Brasil, a partir de 28 de janeiro.