Festival exibe registro inédito de Glauber Rocha

Festival exibe registro inédito de Glauber Rocha

Redação
02 jun 15

Imagem destaque

Divulgação

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba vai exibir um registro inédito de Glauber Rocha dentro de sua programação, que começa no dia 10 de junho. São 39 minutos de cenas de viagem, nunca exibidas publicamente, e gravadas pelo cineasta de Deus e o Diabo na Terra do Sol e a então namorada nos anos 1970.

O registro foi descoberto recentemente quando o jornalista Cristiano Castilho entrevistou a cantora americana Mossa Bildner, que namorou Glauber nos anos 1970. Durante a conversa, a artista revelou a existência do filme, rodado em super-8 em um passeio pelo Marrocos. As imagens mostram principalmente a cidade de Essaouira, mas também foram registradas cenas em Madri, Marrakech e Casablanca.

A produção do festival entrou então em contato com Mossa e ficou responsável pela digitalização do arquivo, armazenado em uma cópia VHS. O som e a imagem foram recuperados com supervisão da artista. Novas cartelas foram produzidas para acompanhar as imagens. Há cenas em que Glauber aparece em situações prosaicas, como fazendo a barba em um barbeiro local, e outras captadas pelo próprio cineasta.

A vida é estranha será exibido no dia 11 de junho, como parte da programação que vai do dia 10 ao 18 de junho. Para mais informações, acesse o site oficial