Cinema Direto Canadense ganha mostra na Caixa

Cinema Direto Canadense ganha mostra na Caixa

Redação
16 jul 15

Imagem destaque

Cena do filme O gato no saco, de Gilles Groulx

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro vai exibir mostra dedicada ao Cinema Direto Canadense entre os dias 21 de julho a 2 de agosto, com programação gratuita. Com curadoria do professor Fernando Weller, da Universidade Federal de Pernambuco, o evento exibirá 20 produções, incluindo curtas, médias e longas-metragens inéditos no Brasil.

A mostra conta com filmes de diretores consagrados, como Claude Jutra e Michel Brault, que teve como uma de suas grandes influências Jean Rouch, considerado o pai do cinema verdade francês. Entre os destaques, estão o longa de ficção O gato no saco, de Gilles Groulx, e Para aqueles que virão, de Pierre Perrault e Michel Brault, primeiro representante de Quebéc no Festival de Cannes.

Além da programação dos filmes, o evento vai promover uma palestra com o professor e pesquisador Thomas Waugh, da Universidade de Concórdia, em Montreal. Na palestra, será feita uma análise do filme No fim das contas, de Claude Jutra, a partir do contexto político e cultural dos anos 60.

Para ver a programação completa da mostra, acesse o site oficial da Caixa Cultural.