Semana tem poucas estreias no Brasil e nos EUA

Semana tem poucas estreias no Brasil e nos EUA

Thayz Guimarães
29 dez 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena da animação Anomalisa, de Charlie Kaufman

A última semana de 2015 conta com poucas estreias, tanto no mercado brasileiro quanto no americano. Às vésperas do réveillon, o Brasil terá somente dois lançamentos em circuito limitado. O ensaio biográfico Que viva Eisenstein! – 10 dias que abalaram o México entra em cinco salas do país, sendo quatro no Rio e uma em Recife. Já o drama francês A marcha terá lançamento restrito a uma tela de São Paulo.

Com distribuição da Esfera, Que viva Eisenstein! acompanha os dez anos em que o cineasta russo Sergei Eisenstein (O encouraçado Potenkin) morou em Guanajuato, México. A marcha, com Olivier Gourmet (O filho, Violette) no elenco principal, trata da intolerância e da violência racial na França dos anos 80. A distribuição é da Imovison.

Nos Estados Unidos, a movimentação deve ser um pouco maior, devido à expansão do circuito de Os oito odiados (Weinstein Company), o novo western de Quentin Tarantino, para 2,4 mil cinemas em projeção digital - o primeiro lançamento foi restrito a cem salas equipadas com projetores 70mm, formato originalmente idealizado pelo diretor.

No circuito restrito aos cinemas de arte, Anomalisa (Paramount) poderá ser visto apenas em quatro cinemas de Nova York e Los Angeles. A animação em stop motion dirigida por Charlie Kaufman – roteirista de Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004) – conta a história de um homem entediado que viaja a um congresso e conhece uma mulher desiludida no hotel em que está hospedado, começando com ela um breve romance. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, Anomalisa também está indicado ao Globo de Ouro de melhor animação. Exibido no último Festival do Rio, o longa tem previsão de estreia no Brasil em 28 de janeiro.