Aki Kaurismäki ganha mostra na Caixa de SP

Aki Kaurismäki ganha mostra na Caixa de SP

Redação
11 ago 15

Imagem destaque

Cena do filme Cowboys de Leningrado vão para a América

A Caixa Cultural São Paulo vai apresentar uma mostra dedicada ao cineasta finlandês Aki Kaurismäki, entre os dias 13 a 26 de agosto. A programação conta com 17 longas e nove curtas do diretor, conhecido por filmes Crime e Castigo, O homem sem passado e O Porto. A produtora do diretor representa um quinto da produção da indústria cinematográfica finlandesa.

Entre os destaques da programação estão os longas Cowboys de Leningrado vão para a América (1989), filme que tornou Kaurismäki mundialmente conhecido e conta a história de uma banda siberiana em busca da fama nos EUA; o drama O homem sem passado (2002), que ganhou o Grande Prêmio e o Prêmio do Júri Ecumênico em Cannes e foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro; e O porto (2011), seu último longa, que conquistou diversos prêmios internacionais.

Além da exibição dos filmes, o evento vai organizar uma oficina gratuita no dia 20 de agosto às 14 horas com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, que trabalhou com Kaurismäki em três projetos. Na oficina, Cheuiche vai exibir e comentar cenas dos filmes, apresentando as funções de um fotógrafo de cinema e o método de trabalho do diretor finlandês. Também será promovido um debate gratuito com o curador João Juarez e o crítico de cinema Filipe Furtado à respeito da obra do cineasta, no dia 17 de agosto às 15h.

Para se inscrever nas atividades e ver a programação completa, acesse o site oficial da mostra.