Brasileiro vê 15 horas semanais de vídeos on line

Brasileiro vê 15 horas semanais de vídeos on line

Thiago Stivaletti
15 dez 15

Imagem destaque

O brasileiro conectado à internet está passando 15 horas por semana assistindo a filmes e vídeos on line – um aumento de 85% em relação ao ano passado, quando o tempo médio semanal foi de 8,1 horas. O tempo gasto com vídeos na internet corresponde a 40% do tempo total – outras 22,1 horas semanais são dedicadas a TV.

Estas são algumas das conclusões da última pesquisa Google Video Viewers, promovida pelo Google Brasil com 1.500 entrevistados em cinco capitais (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Recife e Salvador) e interior de São Paulo.

Entre os entrevistados, 69% afirmaram que costumam assistir a vídeos online. Do ano passado pra cá, houve um aumento de 12% para 26% entre os que disseram passar mais tempo vendo vídeos na web do que na TV.

Smartphones lideram

Entre os conteúdos preferidos por quem assiste a vídeos, tanto online quanto na TV, os filmes lideram, seguidos por programas e esquetes de humor. Em terceiro lugar neste ano, as séries ultrapassaram as novelas na preferência dos entrevistados.

Os pesquisadores também indagaram os motivos que levam os entrevistados a assistir vídeos online. Do total, 77% dizem assistir a conteúdos não disponíveis na TV; 48% usam a web para ver o que perderam na TV; e 20%, para aprender mais sobre o que viram na TV.

Os smartphones são as plataformas mais usadas para se ver vídeos online. Os serviços de video on demand como Netflix, AppleTV ou Globo Play são conhecidos pela maioria dos entrevistados (87%). Destes, 65% utilizam algum serviço de VoD.