Roteiro inédito de Kubrick vai virar filme

Roteiro inédito de Kubrick vai virar filme

Redação
22 jun 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Glória feita de sangue (1957)

Marc Foster (Guerra Mundial Z e 007 – Quantum of solace) vai dirigir e produzir o drama de guerra The Downslope (“a curva descendente” em tradução literal), um roteiro original escrito, em 1956, pelo cineasta Stanley Kubrick (1928-1999). O filme será apenas o primeiro de uma trilogia baseada no texto do diretor americano. Foster já está confirmado na produção das próximas sequências.

Mais conhecido pelos icônicos O iluminado (1980), Laranja mecânica (1971) e 2001 – Uma odisséia no espaço (1968), Kubrick desenvolveu o roteiro de Downslope após o lançamento de seu filme de guerra Medo e desejo (1953) – o primeiro de sua carreira – e antes de dirigir o drama Glória feita de sangue (1957), ambos considerados clássicos antibelicistas.

O enredo do filme é centrado em uma série de batalhas da Guerra Civil Americana (1861-65), conflito que envolveu o Norte (União) e o Sul (Confederação) da Costa Leste dos Estados Unidos, em torno da questão da escravidão – o Norte, mais industrial, era contra essa prática, enquanto o Sul, majoritariamente ligado ao setor primário, se portava como grande defensor.

No centro da história estão o General George Armstrong Custer, da União, e o Coronel John Singleton Mosby, da Confederação. Mosby era conhecido como Gray Ghost (fantasma cinzento), devido à sua discrição, e seus cavaleiros, chamados de “os guardas florestais de Mosby”, diversas vezes enganaram forças inimigas muito maiores que a deles em uma sequência de ataques, o que enfureceu Custer e criou um círculo de vingança entre os dois líderes.

Kubrick, que se baseou em fatos reais para desenhar o roteiro, desenvolveu o projeto juntamente como o historiador Shelby Foote, especialista na Guerra Civil. O diretor e roteirista investiu anos e anos estudando o assunto e trabalhando no texto. Ele também deixou uma série de mapas e notas que indicam a forma como planejava conduzir as filmagens.