Produção espanhola bate recorde de market share

Produção espanhola bate recorde de market share

Redação
16 dez 14

Imagem destaque

Divulgação

Com uma arrecadação impressionante de US$ 158 milhões, até o dia 7 de dezembro, os filmes espanhóis conquistaram 25,5% do market share local em 2014. Este é o melhor desempenho da produção nacional desde 1977 por lá. Lembrando que, nesta conta, entram também as coproduções, cuja presença é marcante no mercado espanhol. Este ano, figuram no ranking, por exemplo, obras como Êxodo – Deuses e reis, de Ridley Scott, fruto de uma parceria entre Reino Unido, Estados Unidos e Espanha, e Relatos selvagens, candidato a hit do ano e uma coprodução entre Argentina e Espanha.

Tal resultado positivo, segundo analistas, é um reflexo da fraca performance dos blockbusters de Hollywood, principalmente aqueles voltados para o público jovem, fatia que atualmente vive uma crise de emprego avassaladora que vem afetando maciçamente sua freqüência às salas de cinema. Como consequência, abriu-se um espaço para longas adultos, que se tornaram alvo do cortejo das grandes distribuidoras americanas. As sete maiores bilheterias do ano na Espanha tiveram distribuição de alguma major dos EUA.

Com certa folga, a comédia espanhola Spanish Affair (foto), sobre um inusitado romance entre um rapaz andaluz e uma jovem do País Basco, lidera a lista, com mais de US$ 70 milhões arrecadados. Ainda segundo analistas, o grande desafio para a manutenção da boa fase é, claro, a crise econômica, que ainda se mostra como empecilho para subsídios integrais do governo e a redução tributária para produção audiovisual em solo espanhol.