Locarno homenageia Office Kitano

Locarno homenageia Office Kitano

Redação
22 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Dools (2002)

Em sua 68ª edição, o Festival de Cinema de Locarno vai homenagear a Office Kitano com o Premio Raimondo Rezzonico, dedicado a produtores independentes. A empresa japonesa pertence ao diretor Takeshi Kitano, que dirigiu alguns dos filmes mais venerados do cinema japonês contemporâneo, como Hana-bi – Fogos de artifício (1997) e Dolls (2002), e também estabeleceu alianças estratégias para impulsionar e internacionalizar o cinema de gênero nacional.

A Office Kitano foi criada em 1988 como uma agência de cinema. Seu objetivo inicial era gerir as atividades de TV de Takeshi Kitano e um grupo de comediantes. Mas, três anos depois, a empresa começou a produzir o terceiro filme do ator e diretor, o romance Uma cena no mar, e desde então todas as obras do cineasta são produzidas por seu escritório.

Em 2000, expandiu suas atividades para a distribuição e lançou o Tokyo Filmex, um festival dedicado a filmes de arte. Na cartela da produtora também constam outros diretores japoneses como Hiroshi Shimizu (Chicken Heart), Takashi Miike (Izo), Makoto Shinozaki (Asakusa Kid) e o chinês Jia Zhang-ke (Platform; Unknown Pleasures).

O Festival de Locarno 2015 será realizado entre 5 e 15 de agosto, na Suíça.