Jornada dos Autores de Veneza anuncia seleção

Jornada dos Autores de Veneza anuncia seleção

Redação
24 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Geoffrey Rush no drama The daughter

Maior mostra independente do Festival de Veneza, a Jornada dos Autores anunciou hoje sua seleção de 20 filmes que serão exibidos em paralelo à competição pelo Leão de Ouro, de 2 a 12 de setembro.

Entre os destaques está Argentina, novo documentário musical do espanhol Carlos Saura (Flamenco), sobre o tango e outros ritmos típicos argentinos. Orhan Pamuk, escritor turco vencedor do Prêmio Nobel, deve ir ao festival lançar o documentário Innocence of memories – Orhan Pamuk’s museum and Istanbul, sobre sua obra e o “museu ficcional” que construiu na capital turca a partir de uma de suas obras.

Depois da polêmica sobre a fraca presença feminina no cinema que começou no Oscar e chegou a Cannes, a Jornada anunciou com orgulho que este ano selecionou oito longas dirigidos por mulheres. Nome forte da Nouvelle Vague francesa, Agnès Varda estreia um novo curta, Les 3 boutons, parte do projeto Women’s tales, da Miu Miu, marca feminina da Prada.

Primeiros filmes

A competição de novos autores inclui The daughter, estreia na direção do australiano Simon Stone, em que Geoffrey Rush vive um homem que retorna à sua cidade natal após anos afastado para revelar segredos de família. Outro australiano, Michael Rowe, vencedor do prêmio Caméra d’Or em Cannes com Ano bissexto (2010), estreia Early winter, sobre um marido dedicado que começa a desconfiar da traição da mulher.

Na próxima quarta, o Festival de Veneza anuncia as seleções principais, incluindo a Competição pelo Leão de Ouro. Entre os cotados estão o filme de gângster Aliança do crime, da Warner, com Johnny Depp – que estreia em novembro no Brasil; Anomalisa, primeiro longa de animação do roteirista Charlie Kaufman (de Brilho eterno...); e os novos filmes do italiano Marco Bellocchio, do israelense Amos Gitai e do russo Aleksander Sokurov. O filme de abertura, já anunciado, é o thriller Everest, da Universal, com Jake Gyllenhaal.

Confira a seleção completa no site da mostra.