British Film Institute consagra O som ao redor

British Film Institute consagra O som ao redor

Jaime Biaggio
21 nov 14

Imagem destaque

Divulgação

O som ao redor , de Kleber Mendonça Filho, é um dos dez melhores filmes de língua não-inglesa da primeira metade dos anos 2010, de acordo com o British Film Institute (BFI). Nesta sexta-feira, 21 de novembro, o site do BFI publicou sua lista, por ocasião da estreia britânica de Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, o ganhador da Palma de Ouro em Cannes-2014 (um prêmio que ainda garante a filmes de língua não-inglesa ampla distribuição na Europa), e também em função de a década já estar chegando à metade.

O texto chama o filme de "brilhante estreia do diretor na ficção" (Kleber já havia feito ficção antes, mas apenas em curta-metragem), lembra se tratar de um dos filmes latino-americanos recentes a abordarem o tema da auto-segregação a que as classes altas se submetem, em condomínios fechados e prédios altos, e termina com a constatação: "Com seu arrepiante uso do som e do formato widescreen (....), o filme faz lembrar Short Cuts, de Robert Altman, e telenovelas, mas cria um desconforto crescente que se aproxima dos filmes de horror de John Carpenter ou uma das parábolas de modernidade degenerada de J.G. Ballard."

A lista não tem ordem e o BFI escolheu apenas um título por país. Entre os eleitos estãoTio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, também um ganhador de Cannes (em 2010), A separação, do iraniano Asghar Farhadi, Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012, e o romeno Tuesday, After Christmas, de 2010, elogiado pelo próprio Kleber em seu perfil no Facebook, ao compartilhar a notícia.