Market share nos EUA em 2015 expõe diferenças

Market share nos EUA em 2015 expõe diferenças

Redação
05 jan 16

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Velozes e furiosos 7, da Universal, a quinta maior bilheteria de 2015

O ranking do market share das majors em 2015 na bilheteria doméstica (apenas nos EUA) trouxe alguns dados que o mercado já conhecia. Este foi o ano em que Universal e Disney reinaram absolutas. A primeira liderou, com 22% do market share e uma bilheteria doméstica total de US$ 2,44 bilhões. Logo atrás, a Disney concentrou 20% do mercado e US$ 2,28 bilhões nas bilheterias.

Mais abaixo, vieram Warner (14%, US$ 1,6 bilhão), Fox (13%, US$ 1,43 bilhão), Sony (9%, US$ 965 milhões), Paramount (6%, US$ 674 milhões) e a Lionsgate, dona da franquia Jogos Vorazes (6%, US$ 665 milhões).

Um dado curioso é que o market share conquistado pelas majors independe do número de títulos lançados. A Universal conquistou a liderança com 26 longas lançados em 2015, incluindo Jurassic World, Velozes e furiosos 7 e Minions – e, curiosamente, sem um único super-herói em sua cartela. A Disney foi vice-líder com apenas 15 filmes, incluindo o novo Star Wars e Vingadores: Era de Ultron. As campeãs de lançamentos – Warner, com 34 filmes, e Fox, com 42 – ficaram em terceiro e quarto lugar no ranking, respectivamente.

Altos e baixos

Outra diferença radical é a do crescimento ou diminuição do faturamento em relação à bilheteria de 2014. Com títulos muito mais fortes que o ano anterior, a Universal cresceu 119%, seguida pela Disney (41%). Enquanto a Warner se manteve estável (2% de aumento), Paramount (-36%), Fox (-26%) e Sony (-23%) tiveram retrações na casa dos dois dígitos.

Foi um ano de concentração de renda em todos os sentidos. Se em 2014 os seis estúdios ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão de faturamento no mercado americano, em 2015 apenas quatro o fizeram. O número de filmes grandes, que fizeram mais US$ 100 milhões, caiu de 32 para 27. O filme médio, com faturamento entre US$ 50 milhões e US$ 99 milhões, caiu mais ainda: de 34 para 25 de um ano a outro.