Filmes brasileiros premiados em Mar del Plata

Filmes brasileiros premiados em Mar del Plata

Natália Sampaio
02 dez 14

Imagem destaque

Divulgação

Três filmes brasileiros saíram premiados da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina, encerrada no último domingo, 30 de novembro. Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós, foi o destaque, ganhando o prêmio de melhor longa-metragem latino-americano, além de uma menção especial do júri na Competição Latino-Americana para Países do Mercosul Ampliado. O filme se passa na periferia de Brasília e narra, através de uma mistura entre documentário e ficção científica, a história de dois homens negros que foram feridos durante uma ação policial em um baile de black music.

O prêmio de melhor filme na escolha da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica – FIPRESCI – foi para Sinfonia da necrópole, de Juliana Rojas, e a Menção especial da categoria “Melhor filme de realizador até 35 anos” foi para Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro. Este último vem ganhando espaço internacional, já tendo fechado acordos de distribuição na Argentina e em Portugal.

A coprodução realizada em parceria entre a Turquia, a França e a Alemanha Come to My Voice, de Hüseyin Karabey, ganhou o Astor de Ouro para o melhor filme da competição internacional; o Astor de Prata de Melhor Diretor foi para o francês Mathieu Amalric por La chambre bleue e o italiano Le meraviglie, de Alice Rohrwacher, levou o Astor de Prata de Melhor Roteiro.