Críticos de L.A. e Boston consagram Boyhood

Críticos de L.A. e Boston consagram Boyhood

08 dez 14

Imagem destaque

Divulgação

O filme do diretor Richard Linklater, Boyhood – Da infância à juventude (Universal), foi o destaque da premiação da Associação de Críticos de Los Angeles no último domingo, levando quatro prêmios: filme, direção, atriz para Patricia Arquette e edição para Sandra Adair. O projeto inovador de Linklater foi feito durante 12 anos e acompanha a juventude de um garoto, Mason, filho de pais separados, tornando-se um dos filmes mais comentados pela crítica em 2014 e um dos prováveis favoritos ao Oscar do próximo ano. Entrando na sexta semana de exibição no Brasil, Boyhood já teve um público acumulado de 69.530 pessoas, ficando em 20° lugar na bilheteria do último final de semana no país.

Boyhood também foi o grande vencedor da premiação da Sociedade dos Críticos de Cinema de Boston, levando cinco troféus: filme, diretor, elenco, edição e roteiro, neste último empatando com Birdman (Fox). O filme de Alejandro González Iñarritú levou outros três prêmios. Michael Keaton foi eleito o melhor ator, Emma Stone a melhor atriz coadjuvante e Emmanuel Lubezki levou o prêmio de melhor fotografia. O filme terá estreia no Brasil em 22 de janeiro de 2015. 

Na premiação em Los Angeles, o prêmio de melhor ator foi para Tom Hardy por sua atuação em Locke, em uma surpreendente vitória em cima de Michael Keaton. O prêmio de melhor filme estrangeiro foi para Ida (Zeta Filmes), do diretor Pawel Pawlikowski, em uma coprodução realizada em parceria entre a Polônia e a Dinamarca e que estreia no país no dia 25 de dezembro. Além disso, a atuação de Agata Kulesza no filme lhe rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante. O melhor roteiro foi para Wes Anderson em O Grande Hotel Budapeste (Fox), filme que estreou no Brasil em julho desse ano.