Birdman premiado por produtores e atores

Birdman premiado por produtores e atores

Jaime Biaggio
26 jan 15

Imagem destaque

Divulgação

Birdman, ou A inesperada virtude da ignorância (Fox), que estreia no Brasil na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, saltou à frente de seus principais rivais na bolsa de apostas do Oscar no último fim de semana. Sábado e domingo, o filme ganhou os principais troféus das cerimônias de premiação aos melhores de 2014 dos sindicatos americanos de produtores e atores. Como parte expressiva dos membros das duas organizações também integra os quadros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, seus favoritos tendem a mostrar força na disputa do Oscar também.

No domingo, 25, a cerimônia do Screen Actors Guild Awards terminou com Birdman levando o prêmio de Melhor Atuação de um Elenco em Cinema. Como os sindicatos só podem premiar membros de sua própria categoria profissional, este troféu coletivo é considerado pela indústria como a forma disfarçada que o Screen Actors Guild encontrou para dar um prêmio de melhor filme. Ainda que os filmes vencedores deste prêmio nem sempre levem o Oscar, trata-se de um forte indício de que Birdman conta com a simpatia de atores e atrizes, o maior grupo votante da Academia.

Contudo, a premiação do Screen Actors Guild também trouxe um revés para o longa: seu protagonista, Michael Keaton, perdeu o prêmio de melhor ator em cinema para Eddie Redmayne (foto), que vive o físico Stephen Hawking em A teoria de tudo (Diamond), também com lançamento confirmado para a próxima quinta - e nesta categoria, sim, o vencedor quase sempre leva o Oscar de melhor ator (já faz mais de dez anos da última vez em que os prêmios não coincidiram).

Nas outras três categorias individuais, os premiados foram os mais esperados: Julianne Moore melhor atriz, por Para sempre Alice (Diamond; 26 de fevereiro); J.K. Simmons melhor ator coadjuvante, por Whiplash: Em busca da perfeição (Sony); e Patricia Arquette melhor atriz coadjuvante, por Boyhood: Da infância à juventude (Universal). Todos já haviam levado também o Globo de Ouro, bem como Redmayne, vitorioso então na categoria Drama, enquanto Keaton levou o troféu em Musical/Comédia.

No sábado, 24, ocorreu a cerimônia do Producers Guild of America Awards, onde os prêmios relacionados a cinema são apenas três, para os produtores dos melhores longas de ficção, animação e documentário. Birdman saiu vencedor na primeira categoria, entre um lote de dez candidatos, que incluía sete dos oito indicados ao Oscar de melhor filme (Selma era o único que não concorria; por outro lado, Foxcatcher, O abutre e Garota exemplar, ausentes da categoria correspondente no Oscar, estavam na lista). Os premiados foram John Lesher, James W. Skotchdopole e Alejandro González Iñárritu, também diretor e roteirista do filme e indicado ao Oscar nas três categorias. Na década atual, todos os ganhadores desta categoria no Producers Guild Awards ganharam também o Oscar de melhor filme (no ano passado, houve um inédito empate entre Gravidade e 12 anos de escravidão: este último foi o escolhido pela Academia).

A animação vencedora foi Uma aventura Lego (Warner), lançada no Brasil há quase um ano, e o documentário premiado, Life Itself, sobre o falecido crítico de cinema Roger Ebert, sem previsão de lançamento por aqui. Ambos os filmes não concorrem ao Oscar em suas respectivas categorias.