Março nos cinemas: de ‘Kung Fu Panda’ a ‘Farofeiros 2’ e ‘Godzilla e Kong’

Março nos cinemas: de ‘Kung Fu Panda’ a ‘Farofeiros 2’ e ‘Godzilla e Kong’

Beatriz Filippo
01 mar 24

Imagem destaque

No mês de março, os cinemas brasileiros abrem espaço para que uma diversidade de público continue presente diante de títulos de perfis distintos. O período conta com a estreia de alguns blockbusters, mas traz também longa infantil, terror e produções religiosas. 

Confira abaixo os principais lançamentos do mês, e, ao final do texto, uma lista com os títulos que chegam ao circuito entre março e maio, com destaque em laranja para aqueles que tiveram data de estreia alterada recentemente. Para demais filmes, consulte o Calendário de Estreias Filme B.

07/03 - Os farofeiros 2 (Downtown/Paris)

A comédia pode se beneficiar tanto da boa repercussão de outros filmes nacionais em 2024 — como Nosso Lar 2 e Minha irmã e eu — quanto da divulgação de materiais durante a Semana do Cinema. Vale lembrar que o primeiro Farofeiros levou 2,6 milhões de espectadores aos cinemas em 2018. 

07/03 - Todos nós desconhecidos (Disney) 

Os filmes da temporada de premiação vêm mostrando bons resultados nas bilheterias, e, apesar de Todos nós desconhecidos ser considerado um dos esnobados pelo Oscar, ainda pode se beneficiar do interesse de quem consome essas produções nas telonas. Aspectos que corroboram essa possibilidade é a repercussão positiva internacionalmente, com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e vitórias em premiações independentes. A trama também pode ser um atrativo para os espectadores que se identificam e se interessam por histórias LGBTQIA+.

14/03 - Imaginário - Brinquedo diabólico (Paris)

Gênero em alta nos últimos anos, o terror anda a passos mais lentos em 2024. Com apenas nove títulos lançados até o momento, ainda não houve um grande sucesso e, juntos, os filmes venderam menos de 500 mil ingressos. Com isso, cresce a expectativa sobre os próximos longas de terror que chegam ao circuito, incluindo Imaginário - Brinquedo diabólico. O título é produzido pela Blumhouse, mesma empresa responsável por sucessos do gênero em 2023, como Five nights at Freddy’s e M3GAN, ambos da Universal. Espera-se que Imaginário receba uma classificação indicativa baixa, o que também pode ajudar em um bom desempenho de bilheteria.

21/03 - Kung Fu Panda 4 (Universal)

Após vender 8,5 milhões de ingressos desde 2008, a franquia Kung Fu Panda recebe seu quarto capítulo para as telonas no dia 21. A estreia acontece quase dez anos após o último lançamento da franquia, um longo período de hiato que pode funcionar como descanso da marca para alcançar hoje uma nova geração.

21/03 - Saudosa maloca (Elo Studios)

Após o bom desempenho de cinebiografias musicais e brasileiras em 2023, Saudosa maloca chega ao circuito nacional com a história do músico Adoniran Barbosa, e tem apelo especial para um público mais maduro.

21/03 - The chosen - Os escolhidos (Paris)

As produções religiosas vêm mostrando um potencial interessante para exibições pontuais de produções temáticas, e, no dia 21, o público cristão ganha uma nova oferta. Os espectadores poderão conferir nas telonas os dois primeiros episódios da nova temporada da série The chosen. Além do histórico positivo, que inclui mais de 100 mil ingressos vendidos em 2023, a exibição parcial da nova temporada pode ser impulsionada pela divulgação local, considerando que parte do elenco vem ao Brasil para promover as sessões.

28/03 - Godzilla e Kong - O novo império (Warner)

No último fim de semana de março, a dupla Godzilla e Kong toma conta das telonas brasileiras. O mais recente encontro das criaturas nos cinemas ocorreu em 2021, durante a pandemia, e, mesmo com a crise, atraiu mais de 800 mil espectadores para o circuito. Agora, o potencial é bem maior. Para se ter noção, em apenas duas semanas, o trailer da produção foi visto 10 milhões de vezes no canal oficial da Warner no Youtube. Além disso, a data de estreia também pode beneficiar o blockbuster nas telonas, já que a abertura coincide com a Semana Santa.

28/03 - O homem dos sonhos (California Filmes)

A24, a produtora queridinha dos cinéfilos atualmente, entrega para os cinemas, no dia 28, uma trama inusitada estrelada por Nicolas Cage: O homem dos sonhos. No longa, ele interpreta um homem comum que repentinamente passa a ser visto nos sonhos de milhões de pessoas, e precisa lidar com a nova fama. Avaliado com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme vem conquistando o interesse do público.

28/03 - Dois é demais em Orlando (H2O)

O brasileiro Dois é demais em Orlando também chega às telonas no fim de março, mas visa um público diferente: o familiar. Com isso, o longa deve disputar com Kung Fu Panda 4 por espaço no circuito e pela atenção do público. O que pode atenuar esse cenário de competição é o feriadão da Semana Santa, período que permite que diversos longas prosperem nas bilheterias, não apenas uma produção.