Pesquisa mostra menos jovens nos cinemas

Pesquisa mostra menos jovens nos cinemas

Redação
12 dez 14

Segundo relatório divulgado pela Nielsen, a "geração digital" está frequentando cada vez menos as salas de cinema nos EUA. O termo usado pela empresa de consultoria diz respeito aos jovens entre 12 e 24 anos, que viram 15% a menos de filmes em tela grande em 2014. A média em 2013 era de 8,4 filmes por pessoa, contra 7,1 neste ano. Em 2008, esta esse número chegava a 10,3.

Ainda segundo dados coletados, cerca de 86% destes jovens afirmam ter o costume de fazer download ou assistir via streaming a filmes e séries pela internet, sendo que 36% deles acreditam ter consumido mais produtos pela web em 2014 do que em 2013. Outros 60% desta fatia entrevistada revela que tem o costume de baixar, pelo menos, dois filmes por dia.

No entanto, apesar de estatísticas que apontam uma diminuição frequente no comparecimento destes jovens aos complexos cinemtográficos, a pesquisa aponta que os mesmos comentam (e muito) sobre as obras com as quais têm contato. Mas na internet. Cerca de 75% desta geração afirma compartilhar suas opiniões sobre filmes e seriados nas redes sociais, assim como admitem ser influenciados mais pelas opiniões dos amigos do que por campanhas de marketing oficiais das produções.

Na pesquisa, também foram entrevistados espectadores de outras idades, mas os veículos especializados optaram por enfatizar a "geração digital" por ser onde houve mais variação. O público americano, como todo, apresenta frequência estável: 77% dos entrevistados disseram ter assistido a, pelo menos, um filme em tela grande, dado similar ao de 2013. Porém, a média geral de longas vistos no ano mostrou ligeira queda, de 7,7 para 7,3.

A sondagem foi realizada durante o mês de setembro, com 4,1 mil pessoas entrevistadas.