Los Angeles recebe première épica de Star Wars

Los Angeles recebe première épica de Star Wars

Redação
15 dez 15

Imagem destaque

Alberto E. Rodriguez/Getty Images

Fãs aguardam a première do novo Star Wars

O Boulevard Hollywood já foi palco de uma infinidade de pré-estreias gigantescas e luxuosas ao longo dos anos, mas nenhuma delas se compara a de Star Wars: Episódio VII – O despertar da força, que aconteceu na noite de ontem. Para comportar seus mais de cinco mil convidados, a Disney, em vez de um, reservou três espaços: o Dolby Theatre – o mesmo do Oscar; os cinemas Chinese Theatre e El Capitan Theatre. Todo o elenco estava presente, incluindo os droids R2-D2, C3P8 e BB-8, mas a algazarra começou de fato com a chegada de Carrie Fisher (Princesa Leia), Harrison Ford (Han Solo) e Mark Hamill (Luke Skywalker).

Antes da sessão, porém, todos os convidados tiveram seus celulares confiscados, para evitar qualquer tipo de problema com pirataria, o que resultou em longas filas na entrada e na saída do evento. A Disney também impôs um embargo para o filme até esta quarta às 0h01 em Los Angeles (6h da manhã em Brasília), garantindo que os detalhes do sétimo episódio da franquia continuem muito bem guardados até lá.

Esquema de segurança maior que o do Oscar

De forma geral, todo o esquema de segurança obedecia ao tom grandiloquente da noite. Só o Departamento de Polícia de Los Angeles disponibilizou 50 oficiais para inspecionar o evento, além de cães farejadores, que trabalharam na cobertura da região. O acesso ao perímetro do evento foi bloqueado e os estacionamentos do entorno, restritos aos convidados. Para entrar na avenida principal, os convidados precisavam passar por detectores de metal, instalados em cada uma das ruas transversais.

Fãs dormiram na fila durante uma semana

Alguns fãs também tiveram acesso ao evento, mas precisaram se esforçar muito para isso – alguns chegaram a acampar em volta do pátio do Chinese Theater durante mais de uma semana. Mas os ingressos só foram liberados nesta segunda, no próprio dia da pré-estreia, das 17h às 18h30. Muitos chegaram vestidos de Jedis, enquanto outros apareceram como stormtroopers. Os fãs vieram de todo o mundo, incluindo um casal da Austrália, que planejou um casamento-temático a poucas horas da première.

Depois do filme, a tenda gigante armada na área externa do Dolby Theater deu lugar a uma festa, para a qual o público que aguardava do lado de fora também foi convidado. O diretor J. J. Abrams foi cercado pelos convidados e não conseguia dar dois passos sem ter que atender a algum pedido de autógrafo ou de fotos.

Burburinho no Twitter

A recepção não poderia ter sido melhor. Mesmo com o embargo da Disney, o Twitter foi tomado de comentários genéricos sobre o filme logo após a exibição de O despertar da força. “Foi épico, maravilhoso e perfeito”, escreveu Rainn Wilson, da série The Office. “Melhor blockbuster desde o original”, completou Brett Morgan, diretor do documentário Montage of heck, sobre o músico Kurt Cobain. “Eu amei tudo nesse filme, especialmente a Rey [a menina protagonista do filme]”, disse a atriz Geena Davis.

Tumulto depois da sessão

Durante a festa, apesar de todo o esforço pra manter a ordem – um esquema tão grande quanto o do Oscar –, houve um breve tumulto, quando um dos participantes foi detido pela segurança e forçado a se retirar da área VIP, com suas mãos atadas às costas. Alguns fãs que estavam em meio à multidão, do lado de fora dos teatros, também foram revistados por policias armados com cassetetes.