Islândia elege pré-candidato ao Oscar

Islândia elege pré-candidato ao Oscar

Redação
08 set 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena do filme, passado em uma zona rural

Vencedor da mostra Um Certo Olhar na última edição do Festival de Cannes, o islandês Rams foi escolhido pelo país para disputar uma vaga no Oscar de filme estrangeiro. A tragicomédia ambientada em uma zona rural da Islândia será exibida na Mostra de São Paulo, em outubro, e tem estreia prevista em circuito para 26 de novembro, via Imovision.

Segundo longa do diretor Grímur Hákonarson, Hrútar (no original) conta a história de dois irmãos fazendeiros que voltam a se falar depois de 40 anos quando uma doença letal ameaça suas ovelhas. Além de vencer a principal mostra paralela de Cannes, o filme foi selecionado para as programações de Telluride e Toronto.

Mais de 20 países já enviaram seus candidatos a uma vaga entre os indicados na categoria. Pelo cronograma da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, em outubro sai a lista de títulos elegíveis, seguida por uma shortlist com nove finalistas em dezembro. As indicações definitivas serão conhecidas em 14 de janeiro. O Brasil deve enviar o nome de seu representante esta semana.