Referência
no mercado de
cinema no Brasil
Um dos maiores lutadores brasileiros da história do MMA, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, entrou na sala do Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, nesta quarta-feira, 24, e avisou a uma plateia lotada de exibidores que o que eles veriam nas próximas duas horas seria uma representação fiel do que é vivenciar o UFC e outros torneios semelhantes.
Ele se referia a Coração de lutador (The Smashing Machine, no título original), que a Diamond lança aqui em 2 de outubro. O filme carrega os elementos que tipicamente atraem os cinéfilos: é uma produção independente com o selo de qualidade A24, aplaudida por 15 minutos em Veneza, onde foi possível ver o astro Dwayne "The Rock" Johnson (cotadíssimo para o Oscar) cair em lágrimas, e de onde saiu com o troféu de melhor direção para Benny Safdie.
Mas a presença de Minotauro na sessão, carregando um de seus cinturões ganhos na carreira, era só o início do recado que a Diamond queria passar: Coração de lutador tem a intenção de atrair o grande público — não só os que gostam de um bom drama familiar (a história acompanha os altos e baixos do ex-lutador de wrestling Mark Kerr nos ringues e em sua vida pessoal), mas também os fãs do esporte. E não são poucos.
Para provar o tamanho do apelo do MMA no Brasil, a Diamond, representada pelo seu diretor-geral, Vinicius Pagin, e pelo diretor de marketing, Cassiano Quirino, trouxe também Andrés Balé, diretor de parcerias do UFC para a América Latina, para mostrar alguns números coletados pela empresa, sendo o principal deles o fato de o Brasil ter quase 46 milhões de fãs ou interessados no esporte (60% homens, 40% mulheres).
"É muito legal saber onde chegamos como marca. O UFC tem raízes no Brasil, com a família Gracie, e se tornou um evento global ao ser adquirido por Dana White em 2001", disse Andrés Balé, citando outros grandes nomes nacionais que fizeram história, como Anderson Silva.

O timing de lançamento de Coração de lutador, nas palavras de Cassiano Quirino, é perfeito. Em 4 de outubro, dois dias depois da estreia, o brasileiro Alex "Poatan" Pereira enfrenta Magomed Ankalaev no UFC 320, em Las Vegas, com anúncios e comentários sobre o filme durante a aguardada transmissão. Em 11 de outubro, o torneio volta ao Rio de Janeiro, onde o trailer do longa será veiculado no telão da arena. Antes, já no próximo sábado, 27 de setembro, Wanderlei Silva e Acelino "Popó" Freitas estarão frente a frente na luta principal do Spaten Fight Night 2, com transmissão ao vivo na Globo, oportunidade em que spots do filme serão inseridos.
Além disso, a Diamond reuniu um time de 25 influenciadores, que somam mais de 34 milhões de seguidores. E já fez sessões especiais para atletas, como José Aldo, Charles do Bronx e Carlão Barreto, que derramaram elogios ao filme, e para jornalistas esportivos, como Marcelo Alonso, do PVT, que disse: "Chamou minha atenção o cuidado com a ambientação e os bastidores do Pride, os equipamentos, as marcas da luva eram marcas reais, os shorts também, o cinturão... é impressionante."
Normalmente, a Diamond organiza road shows para exibidores com pelo menos dois filmes. Desta vez, o dia foi dedicado unicamente a Coração de lutador, "porque ele merece", afirmou Pagin. Nas cópias dubladas, o experiente dublador Guilherme Briggs dará voz ao protagonista Mark Kerr.
© Filme B - Direitos reservados