'Coração de lutador': Diamond mostra campanha maciça em sessão com presença de Minotauro

'Coração de lutador': Diamond mostra campanha maciça em sessão com presença de Minotauro

Fabiano Ristow
25 set 25

Imagem destaque

Divulgação

'Coração de lutador'

Um dos maiores lutadores brasileiros da história do MMA, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, entrou na sala do Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, nesta quarta-feira, 24, e avisou a uma plateia lotada de exibidores que o que eles veriam nas próximas duas horas seria uma representação fiel do que é vivenciar o UFC e outros torneios semelhantes.

Ele se referia a Coração de lutador (The Smashing Machine, no título original), que a Diamond lança aqui em 2 de outubro. O filme carrega os elementos que tipicamente atraem os cinéfilos: é uma produção independente com o selo de qualidade A24, aplaudida por 15 minutos em Veneza, onde foi possível ver o astro Dwayne "The Rock" Johnson (cotadíssimo para o Oscar) cair em lágrimas, e de onde saiu com o troféu de melhor direção para Benny Safdie.

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by A24 (@a24)

Mas a presença de Minotauro na sessão, carregando um de seus cinturões ganhos na carreira, era só o início do recado que a Diamond queria passar: Coração de lutador tem a intenção de atrair o grande público — não só os que gostam de um bom drama familiar (a história acompanha os altos e baixos do ex-lutador de wrestling Mark Kerr nos ringues e em sua vida pessoal), mas também os fãs do esporte. E não são poucos.

Para provar o tamanho do apelo do MMA no Brasil, a Diamond, representada pelo seu diretor-geral, Vinicius Pagin, e pelo diretor de marketing, Cassiano Quirino, trouxe também Andrés Balé, diretor de parcerias do UFC para a América Latina, para mostrar alguns números coletados pela empresa, sendo o principal deles o fato de o Brasil ter quase 46 milhões de fãs ou interessados no esporte (60% homens, 40% mulheres).

"É muito legal saber onde chegamos como marca. O UFC tem raízes no Brasil, com a família Gracie, e se tornou um evento global ao ser adquirido por Dana White em 2001", disse Andrés Balé, citando outros grandes nomes nacionais que fizeram história, como Anderson Silva.

Fabiano Ristow / Filme B
Minotauro conversa com exibidores após sessão de 'Coração de lutador'

O timing de lançamento de Coração de lutador, nas palavras de Cassiano Quirino, é perfeito. Em 4 de outubro, dois dias depois da estreia, o brasileiro Alex "Poatan" Pereira enfrenta Magomed Ankalaev no UFC 320, em Las Vegas, com anúncios e comentários sobre o filme durante a aguardada transmissão. Em 11 de outubro, o torneio volta ao Rio de Janeiro, onde o trailer do longa será veiculado no telão da arena. Antes, já no próximo sábado, 27 de setembro, Wanderlei Silva e Acelino "Popó" Freitas estarão frente a frente na luta principal do Spaten Fight Night 2, com transmissão ao vivo na Globo, oportunidade em que spots do filme serão inseridos.

Além disso, a Diamond reuniu um time de 25 influenciadores, que somam mais de 34 milhões de seguidores. E já fez sessões especiais para atletas, como José Aldo, Charles do Bronx e Carlão Barreto, que derramaram elogios ao filme, e para jornalistas esportivos, como Marcelo Alonso, do PVT, que disse: "Chamou minha atenção o cuidado com a ambientação e os bastidores do Pride, os equipamentos, as marcas da luva eram marcas reais, os shorts também, o cinturão... é impressionante."

Normalmente, a Diamond organiza road shows para exibidores com pelo menos dois filmes. Desta vez, o dia foi dedicado unicamente a Coração de lutador, "porque ele merece", afirmou Pagin. Nas cópias dubladas, o experiente dublador Guilherme Briggs dará voz ao protagonista Mark Kerr.