‘Batman’ e grandes franquias marcam primeiro semestre

‘Batman’ e grandes franquias marcam primeiro semestre

Beatriz Filippo
25 fev 22

Após um início de ano concentrado em Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony), março se prepara para dar o pontapé inicial na lista de grandes lançamentos do primeiro semestre de 2022. No período entre março e junho, espera-se que cerca de 97 títulos cheguem aos cinemas brasileiros, com destaque para os 30 listados aqui (veja a tabela completa no fim do texto). 

O calendário de estreias mostra que, diferentemente dos primeiros meses do ano, a tendência para os próximos é de uma constante presença de títulos fortes nas salas brasileiras, a começar por Batman (Warner).

O herói mascarado já chega ao circuito na próxima terça, 1º de março, para sessões de pré-estreia, e amplia alcance na quinta, dia 3. O título se tornou o mais aguardado deste início de ano, principalmente após o adiamento de Morbius (Sony), que fez do vigilante de Gotham City o primeiro grande lançamento de 2022.

Espera-se que o longa impulsione as bilheterias que, ao redor do mundo, vem apresentando resultados mornos, com a desaceleração de Homem-Aranha e a falta de um novo blockbuster. 

Apesar de Batman abrir março, o mês conta ainda com uma diversa lista de estreias, que inclui o indicado ao Oscar Belfast (Universal), no dia 10, e a transmissão do show do grupo de K-Pop BTS, no dia 12. As semanas seguintes são marcadas também pelas animações Os caras malvados (Universal) e Tarsilinha (H2O).

Morbius, anteriormente previsto para janeiro de 2022, agora fecha o mês de março. O novo vilão do universo Sony/Marvel chega às telonas no dia 31, ao lado de Cyrano (Universal).

Abril traz de Sonic a D.P.A, passando pelo nacional Medida Provisória

O semestre será marcado pela retomada de grandes franquias, e Sonic 2 - O filme (Paramount) é quem abre a categoria em abril. Em dois meses, o trailer da sequência (veja abaixo) já soma mais de 3,6 milhões de visualizações apenas no canal oficial da Paramount no Youtube.

Vale lembrar que o primeiro filme, lançado pouco antes da crise sanitária no Brasil, levou 3 milhões de espectadores aos cinemas.

Na semana seguinte, outro gigante chega ao circuito: Animais fantásticos - Os segredos de Dumbledore (Warner), que conta com um forte histórico nas bilheterias brasileiras. Os dois primeiros títulos da frnaquia já venderam juntos mais de 7,9 milhões de ingressos por aqui, e, no ano passado, o relançamento do primeiro Harry Potter atraiu quase 340 mil pessoas para suas reexibições em apenas um domingo, mostrando que o universo não perdeu o frescor nem o interesse dos fãs.

No mesmo dia (21 de abril), o nacional Medida Provisória (Elo Company/H2O), de Lázaro Ramos, chega contando a história de um futuro próximo distópico no Brasil. Na trama, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África — criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação. O drama deve entrar em cerca de 300 salas.

Após vender 2,5 milhões de ingressos, a franquia nacional D.P.A. retorna aos cinemas no dia 21, com Detetives do Prédio Azul 3 - Uma aventura no fim do mundo (Dt/Paris). Na mesma data, o circuito também recebe longas como Cidade perdida (Paramount) e o épico O homem do norte (Universal), de Robert Eggers (A bruxa/O farol).

Marvel e DC também marcam presença nos cinemas em maio

A participação de Doutor Estranho em Homem-Aranha certamente aumentou as expectativas para seu segundo filme. Doutor Estranho no multiverso da loucura tem lançamento programado para 5 de maio, e seu mais recente trailer publicado no Youtube (veja abaixo) foi visto mais de 2,7 milhões de vezes apenas nos últimos 11 dias. 

Além do super-herói, o mês de maio reserva ainda espaço para lançamentos como o nacional 45 do segundo tempo (Dt/Paris) e o terror Chamas da vingança (Universal). Mas quem promete agitar as bilheterias no fim do mês são a animação DC Liga dos SuperPets (Warner), que chega ao circuito como opção para as famílias no dia 19, e Top Gun - Maverick (Paramount), que, após sucessivos adiamentos pela pandemia, alcança as salas no dia 26, mirando em um público mais maduro.

Jurassic World e animações infantis são destaques de junho

O mês de junho dá continuidade à forte presença das franquias, com a chegada de Jurassic World - Domínio (Universal), no dia 9. Os mais recentes capítulos (2015 e 2018) somam mais de 11,7 milhões de ingressos vendidos nos cinemas brasileiros.

Na semana seguinte, é a vez da franquia bilionária Toy Story (US$ 3 bilhões) ganhar seu primeiro spin-off. Lightyear (Disney) promete levar diferentes gerações aos cinemas para conferir a história de origem do astrounauta mais popular entre as crianças.

Por fim, quem fecha o semestre com expectativa de também atrair as famílias é a animação Minions - A origem de Gru (Universal), que, após ter sua previsão de lançamento afetada pela pandemia, enfim chega às telonas do Brasil no dia 30 junho.

Confira abaixo a lista completa com os principais lançamentos do primeiro semestre de 2022. Para demais datas, confira o Calendário de estreias Filme B.