Chico Teixeira

Lucas Barreto / Divulgação
Chico Teixeira

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor, Documentarista, Roteirista

Diretor e documentarista nascido no Rio de Janeiro em 1958. Economista pós-graduado pela FGV, atuou na área por alguns anos e, em seguida, foi trabalhar em um programa de entrevistas na televisão. Começou a fazer documentários nos anos 90, como realizador independente. O primeiro, Favelas (1898), foi premiado no Brasil e em Portugal, no Festival Internacional do Algarve. Em 1991, fez Velhice, que foi exibido em festivais nos Estados Unidos, Japão e Alemanha. Seu terceiro documentário, o curta Criaturas que nasciam em segredo (1995), ganhou 21 prêmios no Brasil, incluindo o prêmio de melhor curta-metragem em 16 mm no 23º Festival de Gramado, e três prêmios internacionais: na Espanha, no Chile e em Portugal. Na 5ª edição do festival É Tudo Verdade, apresentou o documentário Carrego comigo. Em 2007, dirigiu seu primeiro longa-metragem de ficção, A casa de Alice. Selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim em 2007, o filme passou por também por outros festivais, onde ganhou prêmios como o de melhor filme e prêmio do júri dos jovens no 21º Festival de Fribourg, Suíça; prêmio especial do júri de melhor filme, de melhor atriz (Carla Ribas) e prêmio da crítica (FIPRESCI) no 22º Festival Internacional de Guadalajara, México; e prêmio de melhor atriz para Carla Ribas no Festival do Rio.

Filmografia selecionada:

Diretor

  • Ausência (2014). Prêmio de melhor filme, direção, roteiro e trilha musical pelo júri oficial do Festival de Gramado de 2015. Selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim em 2015. Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio de 2014. 
  • A casa de Alice (2007). Selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim em 2007. Prêmio de melhor filme e prêmio do júri dos jovens no 21º Festival de Fribourg, Suíça. Prêmio especial do júri de melhor filme, de melhor atriz (Carla Ribas) e prêmio da crítica no Festival Internacional de Guadalajara (México).
  • Carrego comigo (2000)
  • Criaturas que nasciam em segredo (1995). Prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Gramado.
  • Velhice (1991)
  • Favelas (1988)

Roteirista

  • Ausência (2014). Em parceria com Cesar Turim e Sabina Anzuategui.
  • A casa de Alice (2007)