Referência
no mercado de
cinema no Brasil
A Vitrine e a Warner levaram ao último dia de Expocine, nesta sexta-feira, 3, um clima de festa e esperança para o mercado.
Os atores Suzy Lopes e Thomás Aquino, que integram o elenco de O agente secreto, subiram ao palco do Cine Marquise, em São Paulo, ao som de frevo para apresentar as próximas novidades da Vitrine, que impressionou pela variedade de títulos potentes e com apelo popular — estes especialmente vindos da Manequim, o braço da empresa voltado a obras mais comerciais.
Um deles é O rei da internet (previsto para março de 2026), no qual João Guilherme interpreta o hacker Daniel Nascimento, que virou notícia nas páginas policiais ao movimentar milhões de reais nos anos 2000.

Outra aposta da Manequim para o ano que vem é Quinze dias, cujo trailer arrancou fortes aplausos dos exibidores. O romance LGBTQIA+, baseado no livro homônimo que vendeu mais de 100 mil exemplares, acompanha um jovem acima do peso que se apaixona pelo seu amigo de infância.
A Vitrine fez ainda anúncios empolgantes sobre projetos futuros ou em produção, como Tudo é Rio, de Júlia Rezende, e Minha criança trans, produzido por Ingrid Guimarães, ambos adaptados de obras homônimas. Há ainda os documentários Ney Camaleônico, que acompanha a preparação de Ney Matogrosso para a homenagem da Imperatriz no Carnaval 2026, Todas as batidas de Gilberto Gil, sobre a jornada do artista com foco na política, e Viagem a 77, sobre os bastidores de O agente secreto. Sim, uma equipe acompanhou todas as filmagens do esperado thriller de Kleber Mendonça Filho e vai transformar tudo em um "filme sobre o filme".
Um momento que arrancou gargalhadas foi quando os irmãos Dardenne, de Jovens mães, cujos direitos foram adquiridos pela Vitrine, enviaram um vídeo pedindo aos exibidores brasileiros que programassem o filme "pelo maior tempo possível".
Warner quer repetir sucesso
Em seguida, a Warner iniciou a apresentação com uma mensagem de esperança. Rodrigo Fante, gerente sênior de Vendas & Trade Marketing, citou os resultados mornos que o mercado em geral tem obtido nas últimas semanas, mas lembrou que o setor vive de altos e baixos. E, em seguida, a diretora de marketing Denise Novais listou alguns destaques de 2026 que podem repetir os excelentes números obtidos em 2025.
Vale lembrar que, este ano, a major atingiu um feito histórico: emplacou seis filmes consecutivos que venderam, cada um, mais de 1 milhão de ingressos no Brasil (Minecraft, Premonição 6, F1 - O filme, Superman, A hora do mal e Invocação do mal 4).
A empresa mostrou trailers, cenas de bastidores e trechos inéditos de alguns dos seguintes lançamentos previstos para o próximo ano:
Por fim, Hernán Viviano, VP de cinema da Warner, destacou o compromisso da major com a acessibilidade. Por isso, fechou uma parceria com a agência Acessara para montar a Pesquisa Nacional de Acessibilidade nos Cinemas, com o objetivo de encontrar soluções para atrair mais pessoas com deficiência às salas. E incentivou que todo o mercado participe do estudo neste link.
© Filme B - Direitos reservados