Anúncio

Show de Inverno: Paramount faz rir, enquanto Imagem, Diamond e Sony investem no terror

Show de Inverno: Paramount faz rir, enquanto Imagem, Diamond e Sony investem no terror

Taiani Mendes
06 jun 25

Imagem destaque

Gênero querido pelo público e lucrativo para os investidores, o terror nunca sai de moda e tem espaço garantido no line-up das distribuidoras que subiram ao palco do Show de Inverno nessa quinta-feira. Os jumpscares tornaram-se habituais na tela ao longo da tarde, o que não era previsto quando a Paramount abriu o segundo dia de evento com uma pegada humorística.
 
Thiago Madruga, diretor de vendas, e Luciana Falcão, diretora de marketing, estrelaram o esquete Corra que a Paramount vem aí! e apresentaram o line-up vestidos como os personagens de Leslie Nielsen e Priscilla Presley em Corra que a polícia vem aí!, comédia que ganhou uma continuação/reboot que estreia em agosto. O policial militar Peçanha, interpretado por Antonio Tabet, será um influenciador da campanha de marketing do filme, e o trailer exibido no Show de Inverno arrancou risos dos exibidores.
 
Nas férias de julho, a Paramount lança Smurfs. O longa terá uma campanha "smurfantástica" com parcerias que vão da cantora Rihanna — dubladora da animação — à uma rede hoteleira, passando por empresas de comida, bebida, roupas e etc. Ana Maria Braga e Xuxa farão ações ligadas ao filme, que irá, entre outras coisas, "smurfizar" a linha azul do metrô de São Paulo.
 
O trailer inédito de O sobrevivente, protagonizado por Glen Powell, impressionou a plateia, e a distribuidora ainda lança este ano o drama Se não fosse você, baseado no best-seller da autora Colleen Hoover. Em janeiro, Bob Esponja voltará aos cinemas na comédia Bob Esponja: Em busca da calça quadrada, que assim como Smurfs mistura live-action e animação. A recepção do primeiro trailer em Campos do Jordão foi a melhor possível, indicando que o personagem ingênuo da Fenda do Biquíni segue forte aos 25 anos. A companhia também listou alguns títulos expressivos previstos para o biênio 2026-2027, como Pânico 7, Todo mundo em pânico 6, Sonic 4 e Patrulha Canina 3.
 
Imagem privilegia o terror e produções nacionais
 
Centrada na exibição de vídeos exclusivos, a apresentação da Imagem — conduzida pelo diretor comercial Gustavo Romboli e pela diretora de marketing Victória Scherer — começou com o terror Rosario e permaneceu no gênero com Bodycam e Entity Within,  que a dupla fez questão de frisar que conta uma história real. Foram mostradas as primeiras imagens de O rei da feira, com Leandro Hassum, Traição entre amigas, com Larissa Manoela, e Deus ainda é brasileiro, filme póstumo de Cacá Diegues que será lançado em dezembro tendo como objetivo superar 3 milhões de espectadores.
 
 
A distribuidora espera atrair um grande público para o romance Eternal return e crê que O evangelho segundo Judas pode despertar polêmicas e ir além do nicho religioso. É possível que Jessica Chastain venha ao Brasil promover Sonhos, exibido no Festival de Berlim, e a Imagem guarda altas expectativas para o thriller Cold storage, orçado em US$ 80 milhões, e o novo longa animado de Tom & Jerry, programado para janeiro.
 
Diamond quer mais sustos e prêmios
 
A independente abriu sua apresentação com A vida de Chuck, que o diretor geral da empresa, Vinicius Pagin, revelou ser um dos projetos mais especiais que eles têm para este ano. Pagin também concluiu que, se Luc Besson tivesse dirigido Eduardo e Mônica, o resultado seria algo como June e John, que é a aposta da Diamond para o Dia dos Namorados. 
 
A apresentação trouxe peças dos próximos lançamentos da distribuidora, como Lições de liberdade, Família à prova de balas, Amores à parte e ZOOpocalipse - Uma aventura animal, e destacou a entrega de The Rock (com cabelo e transformação facial) ao drama biográfico Coração de lutador - The Smashing Machine, sobre um lutador lendário de MMA.
 
 
Lembrando que "apresentação da Diamond sem filme de terror não é apresentação da Diamond", Vinicius introduziu uma cena exclusiva de Animais perigosos que divertiu e chocou os exibidores. A trama catártica que junta tubarões e um serial killer deixou o público do Show de Inverno com gostinho de quero mais, e Pagin prometeu uma grande campanha para o lançamento, em setembro. Viabilizado por financiamento coletivo, Maldição em Shelby Oaks terá divulgação na linha de Longlegs - Vínculo mortal, que levou 550 mil pessoas aos cinemas em 2024.
 
O material inédito de Juntos, que estreia em agosto, causou aflição e gerou aplausos efusivos dos donos de cinema, e o encerramento com chave de ouro foi com as primeiras imagens do drama Nuremberg, desde já um forte candidato a prêmios na temporada 2025/2026.
 
Ano que vem a empresa também irá lançar no Brasil a ação Runner, que tem Rodrigo Santoro no elenco.
 
Sony "ainda está aqui"
 
Responsável por fechar esta edição do Show de Inverno, a Sony abriu sua apresentação com um vídeo emocionante sobre a trajetória vencedora do sucesso Ainda estou aqui, primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar de melhor filme internacional. Na sequência, o vice-presidente para América Latina e diretor-geral para o Brasil, André Sala, anunciou a promoção de Eloisa Winther à direção da produção local e aquisições, e o line-up da companhia foi detalhado pela equipe. A diretora comercial, Danielle Bonatto falou de Chainsaw Man – The movie: Reze arc e Demon slayer: Kimetsu no yaiba - Castelo infinito, reafirmando o empenho da empresa em aprender a trazer o público brasileiro fã de anime para os cinemas.
 
 
Camila Pacheco, diretora de marketing da Sony, comemorou o recorde de pré-venda para Extermínio: A evolução nos EUA e exibiu materiais desse e de outros lançamentos futuros, como o terror Faça ela voltar; o romance Amores materialistas; o drama brasileiro (Des)controle — codistribuído pela Elo Studios — cuja apresentação contou com a presença da produtora da obra, Iafa Britz; A grande viagem da sua vida; Ladrões; Eleanor the Great; Precisamos falar, drama brasileiro dirigido por Pedro Waddington e Rebeca Diniz; e Anaconda, coestrelado por Selton Melo. Para 2026 a empresa prepara Um cabra bom de bola, Extermínio: O templo dos ossos e o retorno das franquias Homem-Aranha, Resident Evil, Jumanji e Sobrenatural. Por fim, os exibidores puderam conferir uma prévia da próxima animação do Aranhaverso, marcada para junho de 2027.
 
Já confirmado, o 17º Show de Inverno acontecerá nos dias 27 e 28 de maio de 2026.