Marco Mueller será consultor em Pequim

Marco Mueller será consultor em Pequim

Redação
26 jan 15

Imagem destaque

Reprodução

Marco Mueller vai atuar como principal consultor da edição deste ano do Festival de Cinema de Pequim. O crítico e produtor italiano já comandou os festivais de Roma, Veneza e Locarno. No anúncio oficial, a organização diz que o convite faz parte de um esforço de “internacionalização e profissionalização” do encontro, que será entre os dias 16 e 23 de abril.

“Ele vai trazer reformas substanciais para o festival, especialmente no que diz respeito a sua integração com o mundo, trazendo premières globais e filmes internacionais excelentes”, diz o texto do comunicado.

Embora conte com um orçamento de peso e o apoio do governo chinês, o festival ainda não se consagrou artisticamente no cenário mundial. A China é o segundo mercado de cinema no mundo, mas ainda conta com restrições para lançamentos estrangeiros, embora os últimos anos tenham trazido uma flexibilização. No texto sobre a nomeação de Mueller, a organização fala das duas funções do festival: “a prosperidade dos filmes chineses e também a diversificação das culturas mundiais”.