Anúncio

Ritmo de ‘HA’ diminui, e bilheterias perdem força

Ritmo de ‘HA’ diminui, e bilheterias perdem força

Beatriz Filippo
20 jan 22

Após cinco semanas desde sua abertura, Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony) segue como o título em exibição com a mais forte atração de público. De 13 a 19 de janeiro, o super-herói foi visto por 794,8 mil espectadores (R$ 14,7 milhões), o correspondente a 43,6% de todos os ingressos vendidos durante o período.

Com 15,8 milhões de público acumulado, a expectativa sobre a produção Sony/Marvel também não cessa. Isso porque o longa está cada vez mais próximo de ocupar o posto de terceira maior bilheteria no Brasil, ultrapassando O rei leão (Disney) em público (16,3 milhões). Em renda, o super-herói já alcançou o feito (R$ 289,9 milhões para HA contra R$ 265,9 milhões para o clássico da Disney).

Para conquistar a nova posição, Sem volta para casa precisa vender 402,6 mil ingressos. O valor é próximo do que o título fez em seu mais recente fim de semana, mas vale notar que a retração registrada pelo filme entre 13 e 19 de janeiro foi de 49,6%. 

Semana tem desempenho mais fraco desde HA

A desaceleração do longa e a ausência de um lançamento que esteja à sua altura reflete ainda nos resultados semanais dos cinemas brasileiros. Esta cine-semana, por exemplo, registrou a venda de 1,8 milhão de ingressos (-31,7% ) e renda de R$ 32,3 milhões (- 32,8%) — marcando o número mais baixo desde a chegada da produção Sony/Marvel ao mercado brasileiro.

Outra explicação para o cenário de queda é o avanço da Covid-19 no Brasil, impulsionado pela variante Ômicron. Por aqui, a média móvel de casos nos últimos sete dias é a maior registrada desde o início da pandemia.

Pânico abre na vice-liderança e Sing 2 se aproxima do 1 milhão

Apesar disso, títulos como Pânico (Paramount) e Sing 2 (Universal) apresentam resultados sólidos. O terror abriu com 359,4 mil espectadores (R$ 6,3 milhões), ocupando a vice-liderança do ranking. Já a animação infantil caiu apenas uma posição e, com 296,3 mil ingressos vendidos (R$ 4,8 milhões), se aproxima da marca de 1 milhão de público acumulado.

Vale ressaltar ainda os nacionais que ocupam o top 5 semanal: Juntos e enrolados (Imagem), que atraiu 121,5 mil pessoas para sua semana de abertura, e Turma da Mônica - Lições (Dt/Paris), que, em sua terceira semana, vendeu 120,8 mil ingressos, totalizando um público de 617,3 mil.

A presença brasileira nas telonas ganha novo reforço hoje, com a chegada de Eduardo e Mônica (Dt/Paris) a 560 salas do circuito.