Critérios da Filme B

Público do ano
O público do ano será resultado da soma do público de todos os filmes em cartaz neste ano, tanto nacionais quanto estrangeiros, considerando-se o período entre o primeiro e o último dias do ano.

Ranking do ano
Para o ranking anual, serão levados em consideração os filmes lançados em dezembro do ano anterior, que terão seu público e sua renda de dezembro computados em seu total.

Os filmes que entrarem em cartaz em dezembro são automaticamente considerados lançamentos do ano seguinte, e seus totais não figuram no ranking do ano corrente. Mas o público desse filme acumulado de sua data de estria até o fim da última semana cinematográfica do ano valem para contabilizar o público do ano.

Os resíduos de cada título do ano seguinte só serão somados para rankings totais (como o ranking da retomada).

Aberturas
A partir de 13/03/2014, com as estreias antecipadas para quinta-feira, a Filme B passou a considerar como fim de semana cinematográfico quinta, sexta, sábado e domingo. 

Até 13/03/2014, a Filme B só considerava abertura de três dias, equivalentes ao primeiro fim de semana do filme em cartaz (sexta, sábado e domingo). Aberturas de mais de três dias eram destacadas, em coluna separada, no ranking de maiores aberturas de todos os tempos. 

Para o ranking de maiores aberturas do ano são considerados os filmes lançados entre janeiro e dezembro. Excepcionalmente, o ano de 2014, em que foi modificada a data de estreia, o ranking de aberturas só considera os filmes a partir do dia 13/03/2014.

Multiplex
São considerados multiplex pela Filme B os conjuntos de quatro a 12 salas com hall de entrada único.

São considerados megaplex os conjuntos com 13 salas ou mais.

Filmes de arte
O conceito de cinema de arte é altamente complexo e depende de muitas variáveis. Nosso critério básico de análise é o seguinte:

- são considerados filmes de arte pela Filme B os títulos que tenham sido lançados com mais cópias no circuito de arte do que nos cinemas do chamado grande circuito, principalmente os multiplex.

- são considerados filmes de arte aqueles que tenham frequentado os grandes festivais de cinema.

O número de cópias total do lançamento do filme também é levado em consideração. Um filme de arte deve ter seu lançamento com, no máximo, 60 cópias.

Mas, em alguns casos, um filme de arte pode quebrar esses critérios ao se tornarem fenômenos de premiação ou de público, como em geral é o caso dos filmes indicados ao Oscar. Nesse caso, o Filme B analisará caso a caso o perfil do filme.