Pequeno segredo está fora da disputa pelo Oscar

Pequeno segredo está fora da disputa pelo Oscar

Redação
16 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Pequeno segredo: fora da lista preliminar do Oscar

A jornada terminou mais cedo para Pequeno segredo, longa de David Schurmann e representante do Brasil no Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. A pré-lista com os nove concorrentes que seguem na disputa foi divulgada no fim da tarde de ontem e nela constam apenas Toni Erdmann (Alemanha), Tanna (Austrália), É apenas o fim do mundo (Canadá), Terra de minas (Dinamarca), O apartamento (Irã), The king’s choice (Noruega), Paradise (Rússia), Um homem chamado Ove (Suécia) e My life as a Zucchini (Suíça).

O Brasil não chega a esta etapa da seleção para a categoria de melhor filme estrangeiro desde 2007, quando O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger, foi incluído na shortlist, mas terminou descartado das indicações. Até hoje, quatro produções do país foram indicadas: O pagador de promessas (1963), O quatrilho (1996), O que é isso, companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999).

Pequeno segredo foi escolhido em setembro por uma comissão do Ministério da Cultura para tentar uma vaga na principal premiação da indústria de cinema. Em uma decisão cercada de polêmicas, o filme desbancou outros 15 concorrentes, entre eles Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, apontado como um dos principais candidatos brasileiros, devido à sua excelente repercussão internacional, encabeçada pelo protagonismo da atriz Sônia Braga.

Em sua página no Facebook, o diretor David Schurmann lamentou em tom bastante comedido a ausência de seu filme na shortlist. “O Oscar não foi desta vez! Independentemente da pré-indicação ou não, sigo feliz e orgulhoso da trajetória de Pequeno Segredo”, escreveu. Em seguida completou: “A vida segue em frente com Pequeno Segredo emocionando e conquistando milhares de brasileiros com sua história de amor incondicional”.

Produzido de forma independente, o filme recebeu, no início de novembro, apoio financeiro da Ancine no valor de US$ 197 mil para sua campanha à premiação. Sem previsão de lançamento no exterior, Pequeno segredo permanece em cartaz no Brasil, onde já fez cerca de 192 mil espectadores.

A lista definitiva de indicações ao Oscar será divulgada no dia 24 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro.