Que horas ela volta? concorre a vaga no Oscar

Que horas ela volta? concorre a vaga no Oscar

Redação
10 set 15

Imagem destaque

Divulgação

Camila Márdila e Regina Casé em Que horas ela volta?

Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, foi o escolhido do Brasil para tentar uma vaga no Oscar de filme estrangeiro de 2016. Estrelado por Regina Casé, o filme era o favorito para a indicação por ter vencido no início do ano prêmios nos festivais de Sundance (melhor atriz para Casé e Camila Márdila) e Berlim (prêmios do júri e do público na mostra Panorama).

O longa estreou no Brasil no último dia 27, num circuito médio de 89 salas. Até a última quarta-feira, o filme somou 84,2 mil espectadores e renda de R$ 1,19 milhão, segundo dados do Filme B – Box Office.

+ Que horas ela volta? é vendido para 22 países

Que horas ela volta? venceu os concorrentes brasileiros A história da eternidade, de Camilo Cavalcante; Alguém qualquer, de Tristan Aronovich; Campo de jogo, de Eryc Rocha; Casa grande, de Fellipe Barbosa; Entrando numa roubada, de André Moraes; Estrada 47, de Vicente Ferraz; e Estranhos, de Paulo Alcântara.

O filme de Muylaert vai concorrer com produções escolhidas por dezenas de outros países, como O clube (Chile), Labirinto de mentiras (Alemanha), O filho de Saul (Hungria) e Rams (Islândia).

Indicados saem em janeiro

Nos últimos anos, o Brasil selecionou Hoje eu quero voltar sozinho, O som ao redor, O palhaço, Tropa de Elite 2 e Lula, O filho do Brasil. Nenhum deles conseguiu ser indicado. Em 2007, O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger, chegou perto, ficando numa pré-lista de nove finalistas, mas não conseguiu uma vaga nos indicados finais.

Se for indicado, Que horas ela volta? será o quinto filme a concorrer à estatueta de filme estrangeiro, depois de Central do Brasil (1999), O que é isso, companheiro? (1998), O quatrilho (1996) e O pagador de promessas (1962). Em 2004, Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias: diretor, roteiro, fotografia e montagem.

A Academia de Hollywood anuncia a sua shortlist com nove finalistas ao Oscar de filme estrangeiro em dezembro. Os indicados finais em todas as categorias serão anuciados no dia 14 de janeiro.