França anuncia seu pré-candidato ao Oscar

França anuncia seu pré-candidato ao Oscar

Redação
22 set 15

Imagem destaque

Divulgação

A França acaba de entrar na corrida por uma vaga no Oscar 2016 de melhor filme estrangeiro. O país anunciou como seu pré-candidato o drama Mustang, de Deniz Gamze Ergüven. Em tom de crítica social, o filme retrata a juventude de cinco irmãs que são criadas em um lar conservador, na Turquia. Mustang foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes deste ano, de onde saiu aclamado pela crítica.

Que horas ela volta? concorre a vaga no Oscar

O longa foi escolhido por um comitê de seleção que inclui o diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, o diretor e vencedor do Oscar Michel Hazanavicus (O artista), o presidente do grupo UniFrance, Jean-Paul Salome, o presidente da Academia Francesa, Alain Terzian, o diretor da Cinemateca Francesa, Serge Toubiana e as atrizes Nathalie Baye (Laurence anyways) e Melanie Laurent (By the sea).

+ Alemanha escolhe pré-candidato ao Oscar 2016

Mustang derrotou o vencedor da Palma de Ouro Dheepan – O refúgio, de Jacques Audiard; La loi du marché, que levou o prêmio de melhor ator para Vincent Lindon em Cannes; La belle saison, de Catherine Corsini; e Marguerite, de Xavier Giannoli.

A última vez que a França saiu vencedora nessa categoria do Oscar foi em 2010, com Un prophète, de Jacques Audiard.