Filme da Netflix será lançado nos cinemas nos EUA

Filme da Netflix será lançado nos cinemas nos EUA

Redação
31 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Longa terá estreia simultâena nos cinemas e em VOD

Em março deste ano, logo após a Netflix anunciar a aquisição do longa Beasts of no nation, de Cary Fukunaga (True detective), como o seu primeiro grande filme para cinema, alguns dos principais exibidores americanos, como AMC, Regal e Carmike, indicaram o boicote à estreia, já que esta viria associada à disponibilização simultânea do conteúdo em VOD no site da Netflix. Contrariando as expectativasa Netflix revelou na última quinta a parceria com a distribuidora Bleecker Street e a cadeia de cinemas Landmark, para o lançamento da produção nos cinemas simultaneamente ao lançamento no serviço de streaming. Beasts of no nation será exibido em 19 dos 50 estados dos EUA, a partir de 16 de outubro – em tempo de entrar na corrida ao Oscar.

A Landmark é uma exibidora de médio porte nos EUA, com 48 complexos e 223 salas em 21 estados dos EUA. É conhecida por uma forte programação de filmes independentes e autorais.

Beasts of no nation também já está confirmado na programação dos festivais de Veneza e Toronto, que acontecem no mês de setembro. A Netflix tem trabalhado duro para que Beasts seja levado a sério durante a temporada de premiações  e para mostrar a possíveis colaboradores que seus filmes não serão simplesmente lançados no catálogo da plataforma junto com outros títulos. A empresa está investindo em outras produções de peso, como o drama War machine, de David Michod, que terá Brad Pitt no papel principal; e a adaptação do livro First they killed my father, dirigida por Angelina Jolie.

A polêmica de janelas reacendida pela Netflix será útil para analisar o comportamento de bilheteria de filmes em que o público poderá optar entre assisti-los em um cinema ou em casa. Essa discussão deve levar à rediscussão dos padrões de lançamento em salas. Se a experiência der certo, os exibidores terão que considerar o Netflix como uma alternativa viável para filmes de autor de nicho mais específico, já que esse tipo de filme geralmente abre em circuitos limitados de cinemas de arte.

+ Netflix anuncia seu calendário de filmes

Beasts of no nation é baseado no romance do escritor Uzodinma Iweala e conta a história de um guerrilheiro nigeriano e seu soldado-mirim durante a Guerra Civil do país. Os direitos do filme foram comprados por US$ 12 milhões, o dobro de seu orçamento (US$ 6 milhões). Abraham Attah interpreta o garoto, enquanto Idris Elba (Thor; Vingadores – Era de Ultron) assume o papel do comandante, que ensina à criança como matar.